Torta de Maçã Americana

Minha receita de torta de maçã é um tanto ordinária, usando massa pronta de rolinho, inventando moda, e nem sempre dando super certo. Então pra ter certeza que não vai ter erro, recorri aos méritos da [Almost] Perfect American Housewife, Miss Martha Stewart. Receita dela não tem furo. Então aqui está a clássica torta de maçãs, daquelas que certamente ficavam esfriando no parapeito das janelas das casinhas com cortina de rendinha e chaminé com fumacinha.

Classic Apple Pie
*Faz uma torta de 9″ [23cm]
1-1/2 receita de Pâte Brisée
3 colheres de sopa de farinha de trigo, mais um pouco para trabalhar a massa
1 gema de ovo grande
1 colher de sopa de heavy cream – creme de leite fresco
1 1/2 quilo de maçãs descascadas e cortadas em fatias
2 colheres de sopa de suco de limão
1/4 xícara de açúcar
1 colher de chá de canela
1/4 de colher de chá de noz moscada
1/8 de colher de chá de sal
1 colher de sopa de manteiga sem sal, cortada em cubinhos
Açúcar granulado, pra enfeitar

1. Numa superfície polvilhada com farinha, abra a massa pâte brisée formando um circulo que cubra a forma . Congele a forma com a massa por 30 minutos.

2. Abra o resto do pâte brisée num outro circulo, coloque em papel manteiga e congele, por 30 minutos, até a massa ficar bem firme.

3. Aqueça o forno em 400°F ou 200ºC. Numa vasilha pequena bata a gema de ovo com o creme de leite. Deixe separado. Numa vasilha grande misture as maçãs com o suco de limão, o açúcar, a farinha, a canela, a noz moscada e o sal. Retire a forma com a massa da geladeira e encha com o recheio. Salpique com os cubinhos de manteiga.

4. Cubra a torta com o outro círculo de massa, ou corte a massa em pequenos formatos de folhas e vá cobrindo a torta com elas, uma levemente em cima da outra, para não ficar com espaço.

5. Pincele a torta com a mistura da gema de ovo creme de leite e depois salpique com açúcar granulado. Congele ou refrigere por mais 30 minutos.

6. Coloque a torta em cima de uma assadeira e asse até a massa começar a ficar dourada, cerca de 20 minutos. Reduza a temperatura do forno para 350° F ou 175ºC e continue assando por 35 a 45 minutos. Retire do forno e deixe esfriar num estrado de ferro.

Deep Dish Pâte Brisée – massa para torta
*Suficiente para cobrir uma forma funda de 12″ [30cm]
3 3/4 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
1 1/2 colher de chá de açúcar
3 tabletes de manteiga sem sal cortada em cubinhos
3/4 xícara de água gelada

1. Coloque a farinha, sal e açúcar num processador e misture bem. Adicione a manteiga e bata por uns 10 segundos, até ficar uma farofa bem grossa. Adicione de 1/2 a 3/4 de xícara de água gelada bem devagar através do tubo do processador, enquanto ele estiver em movimento, até a massa ficar relativamente firme. Não processe a massa mais que 30 segundos. Teste a massa, apertando um pedacinho com os dedos. Se estiver firme, está pronta. Se ainda estiver com consistência de farofa, adicione um pouquinho mais de água.

2. Ponha a massa em cima de um plástico, pressione para formar um círculo e embrulhe. Ponha na geladeira por pelo menos 1 hora, antes de usar.

9 comentários em “Torta de Maçã Americana”

  1. Olá,
    fiz essa torta uma vez, deu certo e muita gente gostou. Sempre voltei no blog para repetir a receita (podia ter impresso a receita, copiado no computador enfim) e sempre encontro um monte de coisas bacanas, receitas… Voltei agora após um longo período de ausencia e senti falta de um botão de feed. leio um mote de blogs pelo google reader. Que tal colocar um no blog?
    abraços
    R: Henrique, muito obrigada pelo comentario. o Chucrute tem feed:
    http://www.chucrutecomsalsicha.com/index.rdf
    vou colocar um botão no menu da direita pra facilitar. um abraço,

  2. Oi! Voltando para contar que fiz a torta de maçã no fim de semana e a receita deu super certo. Meu noivo gostou e o pessoal lá em casa também elogiou. É tão legal quando isso acontece. =) Abraço.

  3. Cara Fernanda,
    A Renata fez a Classic Apple Pie para mim e ficou perfeito. Nota 10 para você pela receita e nota 10 para a minha querida Rê pela execução.
    Valeu!

  4. hmmmm…comi um bolo de maçã com canela esses dias q vc ia adorar!
    Fer, c me viu no flickr? num resisti de te adicionar ao meu 😉
    PS: notei um padrão de comportamento meu: sempre entro no chatterbox de manhã e no chucrute no fim da tarde, quando estou ficando com fome!

  5. Fernanda, estou lendo o seu blog todo, em ordem cronológica. Que delícia! Fiquei com vontade de experimentar os cookies e o fried chicken, de fazer os bolos de liquidificador, de fazer mais limonada suíça, um monte de coisas!
    A sinceridade e a leveza com que você escreve são muito legais. O Chucrute já se tornou o meu blog de receitas favorito.

  6. Adorei a receita, acho que vou me arriscar a fazer mas, me diz, o que fazer com o creme de leite e a gema deixados em separado?
    Bjs

  7. Oi, Fernanda! Fiquei super feliz com seu comentário lá no meu blog. É bom receber um elogio de quem tem um blog tão legal como o seu. Já passei por aqui diversas vezes, confesso. Nunca deixei um commnent talvez por timidez…hihihi. Vou te linkar lá. Abraço.

Deixe a sua pitada: