Eu aprendi a fazer sushi em 1994 com um casal de amigos – ela chinesa, ele canadense, que eu conheci nos meus anos na terra do gelo. Ela me ensinou fazendo. Eu olhei todo processo, anotei tin-tin-por-tin-tin e depois almoçamos os sushis que serviram de exemplo. Eu adorava esse casal, que era super frugal em tudo que eles faziam, mas mesmo de maneira simples eles tinham o dom de deixar tudo bonito e especialmente saboroso.
Essa é a receita do sushi, que venho fazendo há mais de dez anos:
Para o arroz:
2 1/2 xícaras de arroz próprio para sushi [grãos curtos]
3 xícaras de água.
Lave o arroz e deixe escorrer por vinte minutos. Misture o arroz e a água numa panela grande. Cubra e ponha no fogo alto. Quando ferver, reduza para fogo baixo e deixe cozinhar por uns 25 minutos ou até a água ser totalmente absorvida. Tire a panela do fogo e deixe descansar ainda tampada por mais 20 minutos. Enquanto isso faça o molho de vinagre.
Para o molho:
5 colheres de sopa de vinagre de arroz
1 colher de sopa de saquê
3 colheres de sop de açúcar
2 colheres de chá de sal
Misture todos os ingredientes numa panela pequena e cozinhe no fogo alto até o açúcar dissolver completamente. Colocar sobre o arroz e revolver bem com uma espátula de madeira. Não misture, só revolva. Deixe o arrioz esfriar em temperatura ambiente.
Recheio para os sushis [*como meus amigos eram vegetarianos, essa receita não é de sushi com peixe. mas quem quiser fazer com peixe deve prestar atenção à regra número UM e fundamental do sushi – o peixe deve ser FRESQUÍSSIMO!]:
uma fritada de ovo e sal, bem fininha cortada em fatias
cenouras em palitos
pepino em palitos
abacate
carne de carangueijo ou imitação [kani]
espinafre
cogumelo shiitake
Colocar uma folha de alga Nori já preparada em cima de uma esteirinha de bambu. Colocar uma camada bem fina de arroz por cima e espalhar bem com uma espátula de madeira. Quanto mais fina a camada ficar, melhor. Numa das pontas da esteira colocar sobre o arroz o recheio que preferir. Pode salpicar com sementes de gergelim. Começar a enrolar e vai puxando a esteira, apertando cada vez mais o sushi. Quando terminar de enrolar e estiver bem firme, cortar em rodelas com uma faca bem afiada molhada em água gelada. Servir à gosto, com pickles de gengibre, shoyo e wasabi.
Eu faço também os saquinhos de tofu frito recheados com arroz. E o sushi invertido, com a alga por dentro e arroz por fora [* thanks, Anita! ;-)] – acho que é o sushi Califórnia – tem que ter paciência pro arroz não despedaçar, mas fica lindo. Salpique gergelim na esteira antes de espalhar o arroz. Também já fiz sushi com salmão, mas não comi…. eu não como peixe cru!
Adorei saber que mulheres também podem fazer sushi vou fazer logo!!!Quero muito aprender!Obrigada!
oi gostava de saber o que e o saque que tanto vejo nas receitas do arroz, para ser sinceraacabei de fazer suchi para mim e para a minha filha e nao coloquei o tal do saque no arroz mas fica bom na mesma.
sabes estou no meio do matoem mocambique e tenho que trazer todos os ingredientes de fora e vou inventandoos meus sushi com os ingredientes que tenho. porisso estou sempre atenta as receitas que vao aparcendo na net. e gostei da tu sushi a proxima vez que fizer o eu sushi vai la estar.
ai colega sou um aprendiz de sushi man e trabalho fazendo essa iguaria delissiosa, meda uma forca. me enviado mais ressitas, valeu pelas dicas
é verdade que no japão só há sushi men porque eles acreditam que a temperatura do corpo da mulher não é ideal para o preparo da iguaria?
oi, fer! visito o chatterbox – e agora o chucrute – há há algum tempo e raramente comento 🙂 timidez, cê sabe como é que é.. adoro o seu jeito de contar o cotidiano. e, como me considero gourmet e gourmand, fico sonhando com seus livros de receitas, ããi….
mas ó, esse sushi invertido não é com a alga pra dentro e o arroz pra fora não? também conhecido por uramaki (o sushi normal, alga fora e arroz dentro é o hosomaki, né?). você também pode preparar ele normalmente, espalhar o gergelim em cima do arroz e só então virar ao contrário e rechear. hmmmm diliça.. hehe
Fer, eu ia transcrever a receita de sushi que eu ganhei na aula la no blog mas agora nem preciso mais 🙂 Fiz a aulinha “Sushi Basico” num supermercado japones que tem aqui pertinho e realmente o bom de aprender e comer o resultado 😉
Putz, não posso deixar a Kaya olhar essa receita. Vai querer que eu faça pra ela e eu simplesmente detesto isso, hehehe beijão