bolo de polenta & grapefruit

Fiz essa receita da revista Food & Wine para usar grapefruits que abundaram na minha cozinha durante o inverno. Eu fui colher a fruta na fazenda da universidade e na mesma semana meu diretor trouxe um balde cheio deles, que ninguém quis. Fiz muitas coisas com esses grapefruits todos e esse bolo foi uma delas. Se não tiver grapefruit, use laranja ou limão. Traduzi o cornmeal da receita original como polenta, porque é o ingrediente mais próximo da textura do primeiro.

para o bolo:
180gr de manteiga sem sal, derretida e resfriada [*uso a vegana]
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de polenta [cornmeal de moagem média]
1 xícara de açúcar
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal kosher
3 ovos caipiras grandes
1 colher de sopa de raspas de grapefruit [toranja] mais 1/4 xícara do suco de grapefruit fresco
para o glacê:
2 xícaras de açúcar de confeiteiro, peneiradas
1/4 xícara de sementes de papoula
1/4 xícara de suco de grapefruit [toranja] fresco

faça o bolo:
Pré-aqueça o forno a 350F°/176C°. Unte uma forma de bolo com manteiga. Forre o fundo com papel vegetal e passe manteiga sobre o papel.

Em uma tigela média misture a farinha com a polenta, o açúcar, o fermento e o sal. Em outra tigela média bata a manteiga derretida com os ovos, junte as raspas da casca e o suco de grapefruit. Adicione a mistura de manteiga à mistura de farinha aos poucos, mexendo constantemente até ficar tudo bem misturado. Coloque a massa na forma preparada e leve ao forno por cerca de 40 minutos, até dourar e estar cozido no centro. Transfira o bolo para uma grade e deixe esfriar por 10 minutos. Inverta numa travessa ou prato, remova o papel vegetal. Deixe esfriar por cerca de 30 minutos.

faça o glacê:
Em uma tigela média, misture o açúcar de confeiteiro e as sementes de papoula. Mexendo constantemente vá despejando lentamente o suco de grapefruit até formar um glacê delicado e espesso. Despeje o glacê por cima do bolo e espalhe bem por cima. Deixe repousar por cerca de 30 minutos para o glacê solidificar.

2 comentários em “bolo de polenta & grapefruit”

Deixe a sua pitada: