sopa de cenoura & limão assados

Alguém desovou um saco de cenouras orgânicas na cozinha do meu trabalho. Eu trouxe algumas pra casa e fiz essa sopa. Os limões eu também ganhei! Tenho ganhado muitos cítricos neste inverno e tem sido maravilhoso. O limão assado dá um sabor ultra especial para esta sopa.

Pré-aqueça o forno a 425ºF/220ºC. Forre uma forma com papel vegetal ou alumínio. Coloque 1/2 xícara de castanhas de caju cruas de molho em água quente. Pique três cenouras, um limão e uma cebola roxa [usei a parte de baixo de três scallions]. Tempere com sal, pimenta do reino moída na hora, azeite e folhinhas de tomilho fresco. Misture bem, espalhe na forma e asse até os legumes começarem a dourar. Remova do forno, deixe esfriar um pouco. Coloque tudo no liquidificador. Coe as castanhas [descarte a água], coloque no liquidificador com água filtrada, o quando baste para obter um creme não muito denso, nem muito ralo. Coloque esse creme numa panela e esquente. Acerte o sal se precisar. Sirva com um fio de azeite, decore com uma ervinha e algo crocante. Eu usei salsinha, sementes de abóbora torradas e ervilhas japonesas [eu compro a sem wasabi].

2 comentários em “sopa de cenoura & limão assados”

  1. Essa sopa me fez lembrar de uma deliciosa do blog La Cucinetta: sopa de cenoura com castanha de caju e raiz de coentro
    Obrigada por compartilhar 😘

Deixe a sua pitada: