bolo de abóbora com chocolate

pao-abobora-chocolate.jpg

Procurei muito por uma receita de bolo de abóbora, que aqui não sei por que é chamada de “pão de abóbora”. Queria uma que fizesse dois bolos, porque eu intencionava dar um de presente pra um amigo. Depois de muito procurar, finalmente encontrei essa receita, que não só fazia as duas unidades, mas usava uma única vasilha e ainda deixava customizar, adicionando chocolate ou nozes. Eu optei por colocar chocolate. Esse bolo fica melhor no dia seguinte, mas nós devoramos uma fatia no mesmo dia, com o bolo ainda morno e o chocolate meio derretido. Não foi nada mal! A única chateação foi que o amigo que ganhou o outro bolo disse que NÃO gosta de bolo de abóbora! FUÉN!

1 xícara de óleo vegetal
2 e 2/3 xícaras de açúcar
4 ovos caipiras grandes
2 xícaras de abóbora cozida ou assada [pode usar de caixa/lata]
2/3 xícara de água
3 e 1/3 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 e 1/2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de noz-moscada ralada
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 e 1/2 xícaras de chocolate meio amargo picado [ou chips de chocolate]

Pré-aqueça o forno a 350°F/176°C. Unte levemente com óleo duas formas de pão. Em uma tigela grande bata bem com um batedor de arame o óleo, o açúcar, os ovos, a abóbora e a água. Adicione a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal, a noz-moscada e a baunilha, mexendo bem para incorporar. Acrescente o chocolate e misture com uma espátula. Despeje a massa nas formas preparadas. Polvilhe os topos com açúcar demerara ou cristal, se quiser. Leve ao forno pré-aquecido e asse por 60 a 80 minutos, ou até que o centro dos bolos estejam completamente cozidos. Retire as formas do forno, deixe esfriar, desenforme e sirva quando o bolo estiver completamente frio, ou não. Embrulhe o bolo restante em plástico ou papel vegetal e guarde. Ou dê de presente. Mas antes pergunte se o presenteado gosta de abóbora.

4 thoughts on “bolo de abóbora com chocolate”

  1. Meu Deus… seu amigo te disse que nao gosta assim que voce deu o bolo???
    Fico meio pasma as vezes com o pragmatismo americano, bom, estou assumindo que foi um americano, vai ver nao.. 😉
    sei que sinceridade e’ sempre bom, mas eu jamais diria que nao gosto, creio que so’ se fosse um problema de alergia, dai’ e’ outra historia….
    R: sim, disse. e não comeu o bolo. ja estou acostumada com a sinceridade dele, um americano. bom, agora já sei que ele nao gosta de abóbora! 🙂

  2. Fer, fiquei cheia de vontade de experimentar quando vi e teve mesmo que ser.
    Ficou uma delícia!
    Tive que fazer muitas alterações porque fiquei sem açúcar suficiente, a abóbora tb era mais pequena e não usei nenhum extra para dar aquele up na massa. Mas ficou bom, mesmo bom! Como tudo o que vem daqui da tua cozinha. 😀
    Bj*
    R: adorei saber Susana! e que deu certo mesmo com as modificações. isso é ótimo. beijaoo! :-*

  3. ta lindo demais!!! posso usar a abóbora cabotia será?? ou me indica alguma outra variedade? obrigadaaaa
    R: oi Francine, acho que qualquer abóbora serve, só nao pode ser muito aguada. se você assar, acho que dá certinho! :-*

  4. Olá! Eu tinha deixado comentário no Instagram 🙂 Gostei da receita, não leva manteiga (eu não gosto de manteiga por si só, só uso em bolos em ocasiões especiais), e gostei, também, de poder colocar nozes. Eu outro dia fiz uns bolinhos de abóbora com xarope de bordo, foi minha estreia usando esse ingrediente em bolos – adoro tudo doce que leva abóbora, incluindo a pumpkin pie, só não curto em sopas, não gosto de sopa adocicada. Aqui em Portugal come-se muito o doce de abóbora com nozes, eu estava acostumada ao brasileiro, é interessante. Se fizer com nozes, talvez coloque uma calda de cacau por cima. Enfim, ficou com uma cara ótima!
    Abraços!
    R: oi Daniela, espero que goste dessa receita. se fizer, me conta. abraço!

Deixe a sua pitada: