bolo de chocolate & figo

bolo-figofresco.jpg

(( Comprei muitos figos ))

Comemos quase todos au naturel, de bocadas. Os mais firmes de casca roxa quis usar para fazer um bolo. Essa foi a primeira receita que achei e fiquei bem entusiasmada com ela. Figos frescos, chocolate e azeite. Bingo! Achei as medidas meio esdrúxulas, mas segui as instruções a risca. Também me irritei um pouco com o modo de fazer, misturando duas coisas aqui, duas ali, duas acolá e sujando um monte de potinhos. Mas o resultado valeu a pena! Na receita original a autora corta a base e depois cada figo ao meio. Eu coloquei os figos inteiros e deu certinho.

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo para bolo
3/4 colher de chá de bicarbonato
3/4 colher de chá de sal
3/4 colher de chá canela
1/4 colher de chá pimenta da Jamaica [Allspice]
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
1/2 xícara + 1 colher de chá de cacau em pó
1/2 xícara + 1 colher de sopa de água quente
1/4 xícara + 2 colher de sopa de azeite
1/2 xícara açúcar mascavo
1/2 xícara açúcar comum
2 ovos caipiras
1/4 xícara + 2 colher de sopa de buttermilk
1 e 1/2 colher de chá baunilha
8 figos frescos inteiros

Pré-aqueça o forno a 350ºF/ 176ºC graus. Prepare uma forma de bolo untando com azeite e cobrindo com papel vegetal ou manteiga, deixando uma saliência do papel em dois lados para facilitar a remoção do bolo. Unte por cima do papel também com azeite.

Numa vasilha peneire a farinha de trigo, o bicarbonato, o sal e especiarias. Reserve. Numa outra vasilha misture bem o cacau com a água quente. Reserve. Numa outra vasilha combine o buttermilk e a baunilha. Reserve. Numa outra vasilha misture o óleo e os açúcares. Adicione os ovos à mistura de ovos e bata bem. Acrescente então a mistura de cacau. Dai adicione os ingredientes secos em três vezes, alternando com o buttermilk—começando e terminando com os ingredientes secos. Misture bem. Despeje na forma preparada e bata suavemente o fundo da panela sobre a uma superfície firme para remover as bolhas de ar. Submergir os 8 figos inteiros [lavados e secos] pelo bolo.

Leve ao forno pré-aquecido e asse por 35/ 40 minutos, até que o centro do bolo esteja completamente cozido. Remova do forno e deixe descansar por uns minutos. Remova o bolo da forma puxando pelo papel, inverta numa travessa, deixe esfriar completamente, corte em fatias e sirva.

3 comentários sobre “bolo de chocolate & figo”

  1. Oi Fer. Ai que bolo lindo. Será que fica bom sem os figos? Por aqui, figo fresco só no Natal mas não compensa: custam os olhos da cara e já chegam meio passados 🙁
    Abraços!
    R: acho que da, ou com figo seco! beijo :-*

  2. Tenho sorte de não precisar comprar figos. Os meus não são dos roxos, são os verdes, os chamados “pingo de mel”. Tenho distribuído por vizinhos e amigos. São montões de figos que tenho devorado e ainda não me cansei. Este ano acho que não vou usar em nenhum bolo mas não sei, este parece bem delicioso 🙂
    R: que sonho!! 🙂

Deixe a sua pitada: