ricota fresca — feita em casa

ricotafresca1.jpg

Fazia muito tempo que eu queria testar fazer ricota em casa, pois li que era super fácil, além de ficar deliciosa e tal. Só que às vezes eu enrolo à beça e preciso de um empurrão e neste caso recebi um da Deborah Madison quando abri novamente o livro Seasonal Fruit Desserts. As receitas de ricota fresca são muito parecidas, mas é importantíssimo usar os melhores ingredientes. Aqui no norte da Califórnia eu uso o leite e derivados de altíssima qualidade de um produtor local, a Straus Family Creamery. A ricota pode ser feita e consumida no mesmo dia. Quanto mais tempo deixar o soro escorrer, mais densa ela fica. Como ela dura apenas uns dias na geladeira, é para ser feita e consumida logo. Mas quem é que vai ficar dando bobeira, esperando pra devorar essa delícia?

4 xícaras de leite integral
2 xícaras de creme de leite fresco
1 colher de chá de sal kosher
3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco

Coloque uma peneira sobre uma tigela funda. Humideça com água duas camadas de gaze para fazer queijo ou um paninho e coloque sobre a peneira.
Coloque o leite e creme de leite fresco em uma panela de aço inoxidável ou esmaltada, tipo Le Creuset. Acrescente o sal. Leve à fervura em fogo médio, mexendo ocasionalmente. Desligue o fogo antes que a mistura ferva e então coloque o vinagre. Deixe a mistura em repouso durante 1 minuto até que ela coalhe. Ela vai separar em parte mais grossa [a coalhada] e parte esbranquiçada [o soro].

Despeje a mistura na peneira coberta com a gaze ou pano e deixe drenando em temperatura ambiente por 20 a 25 minutos. Quanto mais tempo drenar, mais espessa ficará a ricota. Transfira a ricota para uma tigela, descartando a gaze e soro [eu guardei o soro e acho que vou usar em sopas frias] Use imediatamente ou cubra com filme plástico e leve à geladeira. A ricota pode ser guardada na geladeira por 4 a 5 dias.

Eu servi a minha ricota fresca em duas versões: doce e salgada. Para a salgada, tostei fatias de pão na frigideira, espalhei uma camada de ricota por cima, salpiquei com sal Maldon e pimenta do reino moída na hora, um fio de azeite por cima. Fiz também acompanhada com fatias de tomate temperadas. Para a versão doce, usei cerejas frescas descaroçadas e cortadas ao meio, marinadas por uma meia hora em um pouco de açúcar demerara e uma colherzinha de chá de extrato puro de amêndoas. Vai formar uma caldinha. Sirva essas cerejas e a calda com uma colherada da ricota fresca. Faça e depois me diga se não fica uma sobremesa de conto de fadas.

ricotafresca2.jpg ricotafresca3.jpg

8 comentários sobre “ricota fresca — feita em casa”

  1. Oi Fer,
    Fiz essa manhã e servi pro marido a ricota no pão preto com azeite orégano e sal rosa e outra torrada com a ricota e geléia. Ele ficou MARAVILHADO!!!
    Realmente ficou muito bom e olha que a qualidade do leite e creme de leite aqui em SP é bem triste!!
    Obrigada pela receita!
    Bjs
    R: Nina, que alegria ler isso! \o/ beijao! :-*

  2. Linda sua ricota, que bom que você experimentou! Também costumo fazer muitas vezes aqui em casa mas só uso leite e suco de limão. Vou te dar uma dica: se vc prefere ricota mais cremosinha vc pode eliminar o sal pois ele faz com que o queijo solte mais soro. Assim vc tem uma ricota neutra que da tanto para doces como salgados. No pão torradinho com flor de sal e um bom azeite fica divino mesmo!
    Beijos 🙂
    R: vou tentar assim tambem. obrigada, Fernanda! beijo :-*

  3. Fer, sua amiga aqui não entendeu uma coisa: quando eu coloco o vinagre? Depois que a mistura de leite e creme de leite ferveu e esfriou?
    Beijão,
    Dani.
    R: Dani, quando estiver quase fervendo, desliga e coloca o vinagre. depois que deixa esfriar. beijo! 🙂

  4. Eu faço sempre aqui em casa, mas como o leite é total puro e fresco, vindo das vaquinhas da fazenda da sogra no interior, eu não coloco nadinha além do leite e o ‘fator talhante’ e fica uma delícia!
    Já o soro eu guardo e substituo nas receitas que pedem buttermilk, já que é impossível encontrá-lo por essas bandas.
    Bj

  5. Assim que eu achar leite e creme de leite de primeiríssima por aqui vou fazer! Numa lasanha de espinafre essa fresca deve ficar sensacional!

  6. Fer, ricotta feita em casa eh simplesmente delicioso, tbem adoro!!
    E eh muito como voce disse mesmo, o leite utilizado tem q ser da melhor qualidade para seu produto final ficar tao excelente quanto.
    A receita q eu faco usa milk + buttermilk. Eh facil de fazer e o resultado eh incrivel. Preciso testar a receita q vc fez da proxima vez!
    Beijos
    R: Ana, quero fazer com buttermilk tambem! beijo

Deixe a sua pitada: