bolo francês de iogurte

bolo-frances.jpg
Precisava de uma receita rápida pra fazer antes da cerimônia do Oscar começar, porque dali em diante eu não poderia mais levantar a bunda da poltrona. E tinha que ser rápido também, porque tive a infelicidade de começar a piorar com um resfriado justamente neste dia. O bolo ficou pronto numa piscada e ficou bem gostoso, mas eu passei o resto da noite me sentindo ultra miserável, com aqueles sintomas de congestão nasal pra deixar qualquer um no limite máximo da desmilinguice. Nem curti muito toda aquela pataquada do Oscar. Mas o bolo mereceu destaque—é daqueles que a gente prepara sem batedeira, vapt-vupt, e fica super levinho.
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
3/4 colher de chá de sal kosher
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de raspas de limão [*usei mais]
3/4 xícara de iogurte grego integral
1/2 xícara de óleo vegetal
2 ovos caipiras grandes
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
Pré-aqueça o forno a 350°F/ 176ºC. Unte uma forma de pão com óleo vegetal e polvilhe com farinha de trigo. Reserve. Misture a farinha, o fermento e o sal em uma vasilha. Coloque o aç;ucar e as raspas de limão numa outra vasilha e usando os dedos, esfregue o açúcar com as raspas de limão até que o açúcar fique úmido e impregnado com o aroma do limão. Adicione o óleo, o iogurte, os ovos e o extrato de baunilha misturando bem com uma espátula ou batedor de arame. Junte os ingredientes secos e incorpore delicadamente, usando a espátula. Despeje a massa na forma preparada, leve ao forno pré-aquecido e asse até que o bolo fique dourado o centro cozido, por uns 50 minutos. Remova do forno e deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos. Inverta e deixe esfriar completamente.

2 comentários sobre “bolo francês de iogurte”

  1. Fernanda,
    Esse fermento é o químico ou o biológico? Outro dia fiz uma receita de bolo de iogurte do The Kitchn que pedia 2 colheres de chá de fermento químico e o bolo cresceu muito pouco, ficou pesado, muito úmido, quase como se tivesse solado.
    Beijos!
    R: Clara, fermento em pó aqui é sempre o quimico––baking powder. beijo

Deixe a sua pitada: