bolo com queijo de cabra,
ameixa seca & pistachos

french-cake.jpg
Há alguns anos eu vi uns videos da Rachel Khoo preparando receitinhas para jantares que ela servia no seu minúsculo apartamento em Paris. Depois vi que ela tinha lançado um livro, mas ainda não conhecia o programa dela produzido pela rede inglesa BBC. Então a Socorro Acioli me mandou um link com o anúncio de que o programa foi adquirido pela rede brasileira GNT. Fui clicando aqui e ali e cheguei nesta receita. Assisti o vídeo, onde a chef está vestindo uma saia igual a uma que tenho [e me fez perceber que ela deixa todas com uma proeminente barriguinha—eu muito mais do que ela, of course] e quando terminei de ver simplesmente fui até a geladeira e comecei a fazer o “mise en place” dos ingredientes. O mais incrível, tirando o fato de que eu tinha tudo o que a receita pedia, era que já eram sete da noite de uma quarta-feira e mesmo assim eu fui em frente. Usei um queijo de cabra mais cremoso [californiano] e segui as medidas em gramas, o que me fez usar minha super útil balança eletrônica que ganhei de presente do meu filho anos atrás. Como a Rachel explica no vídeo, os franceses chamam esses bolos salgados de “cake” e eles ficam robustos e deliciosos, bons para um lanche rápido ou um picnic acompanhados de uma salada.
250 gr de farinha de trigo
15 gr de fermento em pó
150 gr queijo de cabra macio cortado em pedaços pequenos
80 gr de pistachos picados
100 gr de ameixas secas picadas
4 ovos caipiras
150 ml de azeite
100 ml de leite
50 gr de iogurte natural
1 colher de chá de sal
Pimenta do reino moída na hora
Pré-aqueça o forno a 180ºC/ 350ºF/ e forre uma forma de pão com papel vegetal ou manteiga. Numa tigela misture a farinha, o fermento, o queijo de cabra, os pistachos e ameixas. Na batedeira bata os ovos até que fiquem um pouco encorpados e com uma cor pálida. Gradualmente acrescente o óleo, o leite e o iogurte. Tempere com o sal e a pimenta. Junte a mistura de farinha nos ovos batidos usando uma espátula. Incorpore os ingredientes delicadamente. Despeje a massa na forma preparada. Leve ao forno e asse por 30-40 minutos ou até que o centro do bolo esteja cozido. Remova do forno e deixe esfriar completamente na forma. Remova da forma, corte em fatias e sirva.
french-cake1.jpg

6 comentários sobre “bolo com queijo de cabra,
ameixa seca & pistachos”

  1. Fer, fiz o cake no domingo pra nao ficar na cozinha fazendo jantar na hora do Oscar. Mas o meu nao ficou moreninho que nem o seu, vai ver e’ o forno.
    Comemos com uma saladinha de rucula bem simples, e bebemos cava. Aprovadissimo la em casa.
    R: gostei de saber, Carla! 🙂

  2. Fer, ADORO os “cake” franceses! Sabe que quando morei em Paris, um casal de amigos nos convidava para ir jantar na casa deles e nunca falhou, sempre ela oferecia um “cake” antes do jantar. Eu ate’ bloguei uma vez a respeito, vou te mandar o link por email para nao incluir aqui que acho meio abusado 😉
    R: Sally, adorei sua explicação e versão dos cakes franceses! [linkei! hihihi] beijao :-*

  3. Olá Fer, vc encontra umas receitas tão diferentes;)
    Quanto a saia, acho que é porque ela tem um plissado na cintura, achei que corta a silhueta, talvez se usada com uma blusa sequinha por fora fique melhor.É engraçado como a gente acha que uma roupa fique legal e depois por foto ou video pense oopps, como eu não percebi que esta roupa me deixa ou estranha ou gorda, ou achatada(no meu caso, tenho praticamente 1,50).
    Abraços!
    R: Valeria, é verdade! eu tenho usado essa saia com a blusa por fora, porque por dentro nao funcionou pra mim. sou alta e tenho barriga, entao ja sei que esse tipo de roupa plissada precisa ser usada com cuidado. beijo!

Deixe a sua pitada: