polenta taragna
com tomate assado

polenta-tomateassado_2S.jpg

Os tomates andam abundantes na minha cozinha, como acontece todo final de verão. Além dos que recebo semanalmente na cesta orgânica, ainda compro outros desembestadamente quando vou ao Farmers Market. Preciso aproveitar porque a estação vai acabar em breve e daí eu só comerei tomate fresco novamente no ano que vem.

No sábado o Uriel acendeu a churrasqueira e eu preparei um monte de coisas tudo de uma vez. Gosto de assar ou grelhar os legumes e depois ir usando conforme a conveniência. Neste dia assei num pacotinho de alumínio bem grosso até as uvas bem pequenas do quintal do Gabriel que ele me deu de presente. Eu acho que as uvas assam muito bem com um pingo de manteiga e vinagre balsâmico. Assei também um bocado de tomates, que embrulho em papel alumínio grosso temperado com sal e azeite, e se quiser também uns pingos de vinagre balsâmico. Não precisa assar muito, só deixar o tomate murchar e formar um molhinho.

Depois preparei uma polenta bem mole feita com a taragna, que é o milho misturado com o trigo mourisco [buckwheat]. Você pode fazer a polenta taragna em casa misturando 2 xícaras de farinha de polenta com 1 xícara de trigo mourisco. Mas a minha eu comprei pronta, importada da Itália. Usei um caldo de carne que eu tinha feito em casa. Como quis a polenta bem mole coloquei 4 xícaras de caldo numa panela robusta, temperei com um fio de azeite e sal a gosto e coloquei para ferver. Quando levanta fervura é só juntar 1 xícara da polenta e mexer, mexer, mexer, mexer até ficar na consistência desejada. Desligar o fogo e se quiser pode juntar um punhado de queijo parmesão ralado na massa. Na hora de servir, colocar a polenta bem quente no prato, uma porção dos tomates assados por cima e umas fatias de queijo gorgonzola, que vão derreter quando você começar a comer.

5 comentários sobre “polenta taragna
com tomate assado”

  1. Querida, pelo que me lembro, a quinoa na polenta veio de um lives da Heidi (101cookbooks). Mas nao lembro exatamente, talvez não foi ela..enfim..a idéia do brócolis (e couve flor) veio de um livro da Isa (Vegan).. Ficou muito, muito delicioso:)
    E quis dizer flour, não flor, como o iPad insistiu.heheheh..happy weekend:)
    :* bri
    R: Bri, essas misturas diferentes sao a cara da Heidi. beijo e happy weekend! :-*

  2. que delicia Fer!! Nunca passou pela minha cabeça adicionar buckwheat flor. Eu já fiz com Quinoa, mas não achei melhor que a polenta tradicional – e olha que eu adoro Quinoa.
    Um jeito legal de fazer tb eh adicionar floretes de brócolis na hora do mexe,mexe..yum!!:)
    Bjs
    R: Bri, os italianos sabem das coisas! essa mistura fica muito auspiciosa. eu tambem amo quinoa, mas nunca pensei em misturar com polenta. ja o brocolis é uma boa ideia! beijo 🙂

Deixe a sua pitada: