picolé de chocolate
[fudge bars]

picole-choco_2S.jpg

Do jeito que a coisa vai por aqui, muita gente deve estar pensando que estou vivendo de comer sorvete. Mas não é verdade. Eu ando realmente sobrevivendo com sopas frias e purê de batatas, depois de ter feito um pequeno procedimento cirúrgico que me deixou com pontos em dois lugares nas gengivas e outro no céu da boca.

Esse picolé não durou muito na geladeira. O Uriel, com uma ajudinha do Gabriel, devorou quase todos com avidez. Acho até que meu marido se aproveitou do fato de eu estar impossibilitada de comer, para detonar sozinho essa delícia chocolatuda. Felizmente eu tive tempo de comer um antes do evento periodontal. Esses picolés ficaram incrivelmente sedosos e cremosos, simplesmente o fino da bossa! A receita saiu na edição de julho/agosto da revista Everyday Food. Fui um pouco mais generosa com o cacau, que era da melhor qualidade—orgânico e fair trade.

2 colheres de chá de amido de milho [maizena]
1 e 1/2 xícaras de leite integral
1 e 1/3 xícaras de creme de leite fresco
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de cacau em pó [sem açúcar]
1/4 colher de chá de sal
2 colheres de chá de extrato puro de baunilha

Numa panela média misture, com o batedor de arame, o amido de milho com 2 colheres de sopa de leite até formar um liquido bem liso. Junte o restante do leite, o creme de leite fresco, o açúcar, o cacau em pó e o sal. Leve ao fogo médio, mexendo constantemente. Deixe ferver e cozinhe por 1 minuto. Transfira o creme para uma jarra e adicione o extrato de baunilha. Despeje nas forminhas de picolé e leve ao congelador por no mínimo 6 horas. Desenforme molhando o fundo das formas rapidamente em água quente.

7 thoughts on “picolé de chocolate
[fudge bars]”

  1. Fer, eu fiz esses picolés!
    Um sucesso absurdo aqui em casa. Parece Chicabon, aquele picolé old fashion da Nestlé.
    E olha que o meu cacau nem era dos melhores.
    Minha forma de picolé é igual a sua, uma amiga querida mandou dos EUA.
    Muito obrigada!
    99% das vezes que entro aqui é em busca das receitas de sorvete e picolé.
    Bjs e Feliz Natal!
    Socorro
    R: adorei saber, Socorro! Feliz Natal pra voce tambem. beijo!

  2. Fer, melhoras! Não sabia dos pontos (estou desatualizada).
    Missão impossível por aqui é comprar formas de picolé.
    Beijo!
    R: obrigada, Ro! beijo :-*

  3. Miaaaaam… adoro delícias chocolatudas! Vou guardar esta receita para quando meu longo inverno de 1 semana passar… não que seja um sacrifício comer sorvete no inverno, mas quero aproveitar o friozinho para preparar quitutes quentinhos!
    estimo melhoras, Fer!
    R: obrigada, Pietra [e faça o sorvete assim que puder!]. beijo :-*

  4. Olá Fer,
    estava com saudades. Pensei que estivesse fora devido o calor aí que sabemos está dificil, só mesmo com muita sopa fria e picolé aos montes! mas agora tá tudo explicado sobre esse retiro. Você está pronta para nos deliciar com os seus relatos e receitas maravilhosas!!!
    bjos
    Leo
    R: obrigada, Leo! bjo! 🙂

Deixe a sua pitada: