salada de cogumelos
[com erva-doce & parmesão]

fennel-mushroom-salad_1S.jpg

Sou daquelas que nunca passa indiferente diante de uma cestinha de cogumelos frescos. Pra mim, eles são irresistíveis. Compro sempre e muitos, se forem selvagem ou orgânico melhor ainda. Não desprezo, não ignoro, não evito. Mas só compro os não venenosos—que isso fique bem claro [*pisc!]. Desta vez acumulei um pacotão dos pequenos creminis e dos saborosos shiitakes, que foi o que usei para fazer uma adaptação dessa receita. Troquei o salsão e a salsinha da receita original pela erva-doce e ciboulette. Ficou muito bom, mas ainda vou refazer usando os ingredientes indicados. Duas notas super importantes sobre cogumelos frescos: guarde sempre os cogumelos em sacos ou embalagens de papel, nunca em nada de plástico. Embalados em papel eles duram por tempo indeterminado na geladeira—vão secar, mas continuam bons e podem ser re-hidratados e usados. Em embalagens de plástico eles murcham e mofam. E cogumelos frescos não devem ser lavados, no máximo escovados delicadamente ou limpos com um paninho ou folha de papel, apenas para remover qualquer eventual resíduo de terra.

7 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
1/2 quilo de cogumelos frescos [cremini & shiitake]
2 colheres de sopa de suco de limão
2 bulbos de erva-doce fatiados bem fininho
[use um mandoline, se tiver um]
1 xícara de queijo parmigiano reggiano em fatias finíssimas
Sal marinho e pimenta do reino moída na hora
1/4 xícara de ciboulette picadinha

Refogue os cogumelos e, 3 colheres de sopa de azeite sobre fogo médio por 5 minutos ou até eles ficarem dourados. Tempere com sal e pimenta e deixe esfriar.
Numa saladeira coloque as 4 colheres de sopa restantes de azeite e o suco de limão. Tempere com sal e pimenta. Misture bem e adicione a erva-doce fatiada, os cogumelos refogados e frios, o queijo e as cibouletes. Misture bem e sirva.

fennel-mushroom-salad_2S.jpg

3 comentários sobre “salada de cogumelos
[com erva-doce & parmesão]”

  1. Ah, que bom que voce nao usa os venenosos…. 🙂
    (essa me trouxe um sorriso daqueles imensos, com flash back do seu artigo ha’ um tempinho… ano passado, creio)
    R: achei melhor avisar.. 🙂

  2. Por quê eles não devem ser lavados? Já tentei usar papel para limpar, mas acabo gastando quase um rolo de papel toalha inteiro para 8oz de cogumelos, rs.. Nada prático, nada econômico.
    R: porque eles absorvem a água. eu nao gasto nenhuma folha de papel. só vou olhando pra ver se tem alguma sujeira e as vezes limpo com as mãos mesmo.

Deixe a sua pitada: