savories de queijo & figo

savories_1S.jpg
São poucas as chances de eu ser pega no flagra com a mão na lata de biscoitos, porque não sou uma cookie person—nem pra comer, nem pra fazer. Mas um dia uma receita tentadora aparece para me convencer a colocar as mãos na massa. E esses nem são biscoitinhos doces, como a maioria. São bolachinhas de queijo para comer como aperitivo, acompanhadas de uma bebidinha, só para abrir o apetite. São facilimos de fazer, a massa é muito maleável e o único trabalho é cortar e colocar a geléia. Usei uma caseira, que tinha feito com figos frescos no final do verão. Pode-se usar também uma marmelada ou geléia de pera.
faz 3 dúzias
1 xícara de farinha de trigo
113 gr [8 colheres sopa] de manteiga em temperatura ambiente
113 gr [8 colheres sopa] de queijo azul [ou gorgonzola]
Pimenta do reino moída na hora
Geléia de figo
Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC. Forre duas assadeiras com papel vegetal [parchment paper]. Coloque a farinha, a manteiga, o queijo e pimenta do reino moída a gosto no processador de alimentos. Pulse até obter uma massa levemente grudenta. Coloque a massa num superfície bem enfarinhada e amasse até ficar uma massa bem firme a macia pra abrir. Abra com um rolo e corte em rodelinhas de 3 cm. Coloque as rodelinhas nas assadeiras forradas e com a base da colher medidora de 1/2 colher de chá ou com o dedo, aperte o centro para formar uma depressão. Coloque 1/4 de colher de chá de geléia de figo na depressão no centro das bolachinhas. Leve ao forno e asse por 15 minutos. Remova do forno, deixe esfriar bem. Para guardar, use uma lata ou pote com tampa e coloque as bolachinhas em camadas intercaladas por folhas de papel vegetal.
savories_2S.jpg

10 comentários sobre “savories de queijo & figo”

  1. Tbem adorei a ideia Fer. Esse eh o tipo de biscoitinho q eh gostoso de beliscar mesmo sem ter a geleia em cima. Apesar q figo + cheese eh bom demais!
    Uma perguntinha, da p/ sentir o gosto de blue cheese mesmo? Sera q ficaria bom com goat cheese? eu nao curto blue cheese, mas fiquei curiosa. Sera q o sabor nao eh tao acentuado depois q assa?
    Bjs
    Ana
    R: Ana, o gosto do blue cheese é bem acentuado sim. faz com o goat cheese e depois me conta se ficou bom. beijo!

  2. I’m in Sacramento and need some Portuguese Sweet Bread for an upcoming event, is there any in the Sacramento region? I haven’t found a listing and was hoping you may know, thanks you!
    R: I’m sorry, Michelle, but I don’t know any place in the region that sells portuguese sweet bread. have you tried Corti Brothers in Sac? they might have an answer for you.

  3. Nossa, Fer, adorei essa ideia! Como assim um biscoito tão fácil de fazer? Dúvida: precisa deixar espaço entre eles ou eles mantém a forma no forno e não “espalham”?
    beijo!
    R: Marina, nao precisa deixar espaço, pois esses biscoitos nao crescem. beijo!

  4. Oi Fer
    Essa eu adorei!
    Eu te visito todos os dias,to sempre de olho!
    Receitas com abóbora…figo…legumes…mto bom.
    Eu,minhas amigas Tereza e Astrid estamos fazendo bolachas p o Natal.Nos reunimos p fazê-las fica bem mais divertido.
    Bjs Feliz Natal!!!
    R: Tania, voces vao adorar fazer essa receita juntas. até eu me diverti, sozinha. um beijo e Feliz Nata pra voce tambem. 🙂

  5. Fer,
    que delícia! Amo figos, geléia então…Hummmm! E com a massa salgada são perfeitos! Acabaria com todos numa sentada! Adorei! Um beijo!
    R: nós comemos muitos, Verena! beijo! 🙂

Deixe a sua pitada: