bolo de pera & baunilha

bolo-pera-baunilha_1S.jpg
Fizemos tantas coisas no final de semana. No domingo à noite ainda estávamos na labuta e eu quis preparar algo para o lanche da noite, mas tinha que ser uma coisa rápida e fácil [e bem gostosa!]. Procurei por um bolo nos meus alfarrábios e achei este aqui que provavelmente tinha guardado pra fazer durante o verão e não fiz. Berries frescas já não há, mas as peras abundam em inúmeras variedades. Fiz então o bolo com peras. A baunilha em pó foi uma adição feita por minha conta, que acabou sendo um toque de classe.
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
1/2 tablete [4 colheres de sopa] de manteiga amolecida
2/3 xícara de açúcar
1/2 colher de chá de extrato puro de baunilha
1 ovo grande
1/2 xícara de buttermilk
1/4 colher de chá de baunilha em pó [*opcional]
2 peras descascadas e cortadas em cubinhos
Pré-aqueça o forno em 400°F/ 205ºC. Coloque a grade do forno na parte do meio. Unte uma forma com fundo removível de 22 cm com manteiga [pode usar uma forma comum de bolo também]. Misture os cubinhos de pera com a baunilha em pó. Reserve.
Numa vasilha misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Na batedeira bata a manteiga com o açúcar até formar um creme bem fofo, mais ou menos 2 minutos. Adicione a baunilha. Adicione o ovo e bata bem. Em velocidade baixa, adicione a farinha e o buttermilk em 3 partes, alternando—começando e terminando com a farinha. Misture bem.
Coloque a massa na forma untada, espalhe bem com uma espátula e espalhe os cubinhos de pera misturados com a baunilha em pó. Leve ao forno e asse por uns 30 minutos ou até o bolo ficar bem dourado e cozido por dentro. Remova do forno e deixe esfriar por 10 minutos. Remova o bolo da formo e deixe esfriar completamente em cima de uma grade. Coloque numa travessa e sirva.

3 comentários sobre “bolo de pera & baunilha”

  1. Oi Fer… que bolinho delicioso!! Achei ótima a receita pelo tamanho que deve render … um bolo não muito grande… Vou tentar com maçãs..
    bjs,
    marlene
    R: é verdadde, Marlene, fica um bolo de tamanho otimo, nada exagerado. um beijo!

Deixe a sua pitada: