sorvete de limão [limãozudo]

super-lemon-ice_2S.jpg

Fiquei um bocado estressada preparando um jantar para um casal de amigos do Uriel. Eles são extremamente cultos, viajados e gourmets. Não me arrisquei fazendo absolutamente nada novo, muito menos inventando moda. Refiz receitas que já tinham dado certo e segui tudo passo-a-passo, pra não correr o risco de acabar com uma cara de tacho, servindo uma gororoba aos convidados. Só para uma das sobremesas que resolvi fazer um sorvete que nunca tinha feito. Mas segui uma receita, tudo nos micros detalhes. Fiz apenas uma trapalhice [claro!] que me deixou com o dobro da quantidade de ingredientes. Fiz então duas versões do sorvete—a original, e uma segunda versão onde acrescentei uma colher de sopa de flores secas de lavanda no suco de limão e deixei na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte, coei a lavanda e segui normalmente os passos da receita. Essa segunda versão com um hint de lavanda eu doei pra minha ex-nora, que levou o sorvete toda feliz, juntamente com quatro colheres, pra comer no carro com os amigos. E a versão original, que fiz tal e qual está no livro, eu servi no jantar para os meus convidados elegantes. Eles simplesmente não pararam de elogiar, se servir e repetir—uma, duas, três, quatro, cinco bolas. Preciso dizer o quanto esse sorvete de limão ficou bom? Usei os aromáticos limões meyer.

super lemon ice cream
do livro The Perfect Scoop, do David Lebovitz
faz 1 litro
2 limões orgânicos [*usei o meyer]
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de suco de limão espremido na hora
2 xícaras de half-and-half*
[*misture 1 xícara de leite com 1 xícara de creme de leite fresco]
1 pitada de sal
[*1 splash de limoncello—opcional]

Raspe a casca dos 2 limões direto num processador de alimentos ou liquidificador. Adicione o açúcar e pulse aé ficar uma mistura bem fina. Junte o suco de limão e bata até o açúcar dissolver completamente. Adicione o half-and-half e a pitada de sal e bata bem. Deixe a mistura gelar na geladeira, depois junte o licor limoncello [*opcional e adição minha à receita] e coloque na sorveteira. Guarde o sorvete numa vasilha de vidro com tampa no congelador até a hora de servir.

10 comentários sobre “sorvete de limão [limãozudo]”

  1. Fer,
    Só para agradecer a gentileza do passeio e pelo bom papo.
    Ficamos preocupados por “alugar” demais o fim de semana de vcs. que andam tendo pouco tempo para estar juntos…
    Obrigadíssima, o campo sempre conforta a alma!!!
    Boa semana.
    Beijos
    Bia

  2. Eu tambem nao consigo tirar fotos quando o jantar e’ importante, nao consigo entrar no esquema de blogar a respeito.
    Eu ja’ decidi que quando sairmos da California vou me dar de presente uma sorveteira – vai ser meu welcome home gift….

  3. Fer,
    Com uma receita do David Lebovitz, não tem como falhar! Há uma receita dele de gelado com caramelo salgado… que perfeição!
    Adoro o sabor e aroma limão, há um tempo penso que fizeste uma sobremesa com limão e cardamomo com que ando a sonhar!
    bom fim-de-semana!
    R: Ana, é verdade. só nao faço mais receitas dele, porque a maioria leva gemas e eu nao curto muito. beijo e bom finde pra vc tbm!

  4. Oi Fer,
    E desse jantar gourmet não saíram fotos lindas? Aposto que a mesa estava caprichada!
    Fiquei curiosa tb sobre o menu escolhido.
    Beijos!
    R: Raquel, eu nao tirei fotos, estava muito atrapalhada. mas fiz este peixe, uma salada simples de folhas verdes, o sorvete e esta torta. servi com vinho branco alvarinho. nao quis complicar e fiz bem! um beijo

Deixe a sua pitada: