mais um dia, mais um ano

Fiquei um ano mais sábia na sexta-feira. E vou dizer que nem doeu. Aliás, quero deixar registrado que doi cada vez menos, porque é assim que tem que ser. Idade é maturidade. cravo vaso azulSe não for assim é porque alguma coisa está muito errada. Me importo sim, às vezes, de não ter mais a pele tão fresca, de ter minhas marcas, dos cabelitos brancos ali na testa insistindo em ficar aparecidos, de não ser mais tão esbelta, tão energética e dos probleminhas que fatalmente aparecem. Mas não poderia estar mais feliz, com minhas chatices, minhas manias, meu apetite e meu sono, minha paciência, meu humor, minha persistência, minha resistência e, principalmente, com a minha capacidade de contar até dez, vinte, cinquenta, cento e setenta, mil.

Nunca vou esquecer de uma cena patética que protagonizei quando tinha vinte e cinco anos e choramingava minhas pitangas de imaturidade numa mesa de restaurante, rodeada por mulheres bem mais velhas do que eu. Meu rosário de reclamações centrava-se no temor absoluto pela minha iminente chegada nos TRINTA anos, o que iria com certeza me condenar à viver para sempre num calabouço de horror e tristeza. As mulheres me ouviram pacientemente, com certeza se entreolharam e reviraram os olhos, e finalmente uma delas virou-se pra mim e disse:

—você ainda não tem maturidade para entender a naturalidade de se fazer trinta anos e só vai ter essa maturidade quando fizer trinta anos.

Demorei um tempo para entender o que ela quis dizer e quando entendi fiquei com uma cara de tacho eterna, porque pá, é isso mesmo! Só vamos entender quando chegamos lá. Cheguei nos trinta e nada mudou, o mesmo valeu para os quarenta. E parece que cada vez fica mais fácil e mais tranquilo—the zen art of getting old.

46 comentários sobre “mais um dia, mais um ano”

  1. Fer,
    Parabens, ainda que atrasadissima.
    Fiquei um tempao sem visitar o Chucrute com Salsicha; trabalho e viagens todos (realmente TODOS) os fins de semana … Ai quando visito, passo horas lendo e re-lendo os antigos, vendo as fotos (voce fotografa tudo o que eu e mais u monte de gente – pelo que vejo dos feedback’s – gosta de ver).
    Sobre idade, quando eu tinha uns 25, uma priminha que tinha uns 5-6 anos perguntou: “prima, voce tem medo de envelhecer, neh?”. Imagine, se ate’ uma menininha nessa idade percebeu ?!, a coisa estava um pouco exagerada.
    O tempo vai passando e a gente vai se acostumando (nao tem outro remedio, neh?).
    Recentemente, mudei de emprego e quando fui apresentada ao gerente de projetos com quem iria trabalhar, percebi que ele poderia ser meu filho (16 anos mais novo que eu). Um choque inicialmente, mas rendeu muitas risadas. Mas me dirigir a ele dizendo “Look, son, ….” eu ainda nao faco naturalmente; por enquanto eh soh para fazer graca, mas o dia vai chegar em que vou chamar todos de “son” espontaneamente …
    Em um ano, estarei mais perto dos 50 do que dos quarenta e provavelmente vou comecar a dizer que “o importante eh manter o espirito jovem”, ha ha ha ….
    Abracos,

  2. Parabens e felicidades!
    Esse negocio de idade é engraçado.
    Estou chegando nos 50 e me acho uma jovem ate mesmo quando me olho no espelho.
    Faz dois anos que comecei um curso de ingles, e pretendo aprender mesmo sabendo que a dificuldade agora é maior. Aprendemos a persistir mais.
    Acho que a maturidade é a melhor parte disso tudo, ainda temos duvidas, mas sao bem menos assustadoras do que antes.
    Bjusss
    Lu

  3. Ainda que atrazada, desejo enviar meus parabéns pelo seu aumento de sabedoria. Acho bem difícil, as vezes, me conformar c os anos q vão passando tão rapidamente. Suas palavras são animadoras, quando diz que é assim que é… e isso é uma verdade o curso da vida é esse todos chegamos lá.
    Parabéns! Que muitos aniversários mais venham com saúde, alegria e disposição.Vc nos presenteia com suas reportagens, fotos e receitas. Obrigada. Continue, pois isso é apreciado por tantas mulheres, olha só quantas enviaram uma notinha de parábéns.Parabéns, parabéns e parabéns.

  4. só mesmo uma capricorniana de carteirinha feito você pra discursar sobre a passagem do tempo, nega! Que você continue envelhecendo a passos moderados com a mesma sabedoria! (por falar em tempo, como vai indo a contagem regressiva? Menos de duas semanas agora neh? O urso também vem? Já tá dando friozinho na barriga?)
    Beijos, nega, muitos!!! Nega Lu

  5. oi fezoca, PARABÉNS!! é verdade isso, chegar na idade não muda nada. a gente que no fundo cria essa coisa do número. acaba ficando uma pré-ocupação boba. enfim, desejo muitas felicidades, aúde e pique! bjs

  6. Fer, parabéns pelo seu aniversário! Eu, como outros leitores, considero você uma amiga bem próxima, que fica me mostrando um monte de coisas bonitas e legais nos EUA e me ensina e compartilha receitas de pratos e de vida!
    Bjão pra vc!

  7. Que surpresa maravilhosa, fico sem vir aqui por um tempinho e quando volto é seu aniversário?
    Que delícia!
    Querida, PARABÉNS, toda felicidade do mundo pra você. E parabéns também por tanta sabedoria, não é para todos.
    Beijão!

  8. FER!
    Ferliz aniversário!
    Eu não tenho medo dos 20 não, sabe? E olha, tenho cabelo branco à beça, mas hoje me deu uma vontade incontrolável de aprender a andar de skate e me perguntei: será que meu corpo ainda é maleável o bastante para isso?
    será que até os 40 eu aprendo?
    beijos, abraços e muita saúde e sorrisos.
    bibi

  9. Muchas felicidades Fer por tu cumple!!!
    Me encanta tu blog, espero que esa sabiduría que vas adquiriendo, yo también la tenga en cada momento.
    Un abrazo!

  10. Cara Fer,
    Com um pouquinho de atraso, te mando os parabens e desejo que tenhas muita saude, que eh fundamental.
    Concordo que a maturidade vai nos trazendo mais serenidade. O fato de conseguir contar ateh 20 tem feito uma diferenca enorme na minha vida.
    Ha perdas e ganhos, como em tudo na vida.
    Um beijo
    Gabi

  11. Fernanda,
    É como dizem…queria ter essa cabeça com corpinho de 20…rsrs
    Mas, quer saber, quero tudo isso que tenho agora, hoje! Meus 44 de corpo e alma! Ahhh…e os cabelos brancos? Nada que uma boa tintura não resolva.
    Felicidades sempre!
    bjs

  12. Fer, seja muito Feliz!! de tanto ler seu blog vc ja faz parte das amigas queridas. Então o meu desejo é q todos os sonhos se realizem, parabens!!
    Carla

  13. Fe, paranbens!
    Mais felicidade, mais tranquilidade, mais churrascos no quintal, mais jasmin na casa de hospede, mais Roux, mais Misty, mais amor por todos os lados.
    Beijo grande!

  14. Fer, PARABÉNS!
    Sabe que quando eu tinha quinze anos morria de medo de envelhecer, mas depois dos 25 eu percebi que é preciso envelhecer para amadurecer mais e melhor, então perdi o medo, só não aprendi a desculpar a adolescencia (Ô fasezinha dificillll). Eu tenho a impressão que deve ser maravilhosa a sabedoria que alcançamos ao 70. Se tivermos construido uma bela história na vida é só sentar e apreciar, quero muito ser uma velhota lesta e faceira.
    Mil beijos e felicidades neste dia tão especial e ainda mais especial porque voce sabe vive-lo.

  15. Querida Fer,
    Parabéns!
    E obrigada pelo presente que é teu blog para mim.Adoro o que escreves e as receitas(já fiz muitas delas).
    Beijos,
    Claudia

  16. Fernanda
    Nosso grande beijo de felicidades e muita paz, sauúde e coisas boas !!! O melhor ainda está por vir !!!
    Paty, Caio e Marcos

  17. Parabéns, Fer! Maturidade para mim rima com o saber distinguir o que é importante e aquilo que não é. Este seu espaço virtual é a prova disso. Bjs

  18. Bom, Fer, vc sabe como eu penso..eu preferia mesmo nao ter que envelhecer. Como diz o KC, nao sei envelhecer com graca e se pudesse trocaria meus entas pelos meus intes, tranquilamente..:) Sei la..sou uma mocinha no coracao..hehe:)
    Bjs amiga, e continue graciosa por nos duas:)

  19. Passei dos 40 e depois dos 44 vc pode!
    Tenho como mais caro a serenidade que o coração de uma mulher com mais de 40 encontra na maturidade, se vc gosta , gosta, senão, vc diz e pronto. Está resolvido e sem lágrimas.
    È uma paz que faz moradia na vida da gente, cada dia mais um pouquinho…
    Parabéns,
    Bjs

  20. Fer, Parabens pelo aniversario, e mais ainda por enxergar a vida da maneira como q descreveu no post. Se todo mundo encarasse dessa maneira o mundo seria mais feliz!
    Adorei o “nem doeu”! rs!
    Eu tinha um medinho dos trinta, ai fiz trinta, fiz trinta e um… hoje jamais eu trocaria meus trinta e alguns por qualquer outra idade. Eh como vc disse, idade eh maturidade e eu estou muito mais feliz com meus anos a mais. Eh impressionante como a maturidade faz mesmo bem pra gente!
    Adorei seu post!
    Beijao!
    Ana

  21. Fer, desculpe eu nao ter ligado na sexta para desejar happy birthday! Eu pensava que seu niver era no dia 7!
    Bem, nao ha’ duvida que voce esta’ otima fisicamente e feliz na sua idade, espero que continue assim por muito tempo!
    bjs

  22. Milhoes de felicidades, Fer… sabias palavras, de alguem que recentemente deu de cara com a famigerada quinta decada…
    Getting old beats the alternative, by a long, long shot… 🙂
    Que voce continue ultra zen por muitas e muitas decadas!

  23. Hehehe Fer acho que só ano que vem vou entender isso então ainda continuo achando tão ruim envelhecer por tabela ver meus filhos envelhecendo. Um beijo e parabéns novamente.

  24. Feeeerrrr
    Parabéns!! Meus 25 anos…foi como o seu….meu pensamento “tô mais perto dos 30 do que dos 15…aaaaahhhhhh”….rsrs…faz parte….
    Feliz “enta” pra vc! 😉
    Felicidades
    bjocas

  25. Parabéns Fer !
    E suas sábias palavras dizem tudo , nada como o tempo que passa e quando olhamos para tras, vemos sim que ainda temos muito pela frente,porem cada vez melhor, com nossa maturidade e experiência.
    Grande beijo

Deixe a sua pitada: