granita de melão

Acho que somos californianos extremamente mimados e estragados pela variedade e qualidade dos nossos produtos sazonais. Por isso viramos o nariz quando abrimos um melão que não estava absolutamente PERFEITO. Pra muitos, esse melão estaria ótimo, granita-melaomas ele não passou pelo nosso controle de qualidade. Não estava ruim, não estava sem gosto, não estava verde, nem podre, estava apenas mediano.

O que fazer com um melão mediano que foi desprezado pelos comensais esnobes?
Lembrei de uma granita de melancia que pedi de sobremesa na modernosa pizzaria Masullo, nossa favorita em Sacramento. Granita é um negócio fácil à beça de fazer. Eu diria que ela é uma versão mais sofisticada e mais saudável da nossa velha conhecida raspadinha. E pode ser feita com qualquer tipo de liquido—suco de fruta, leite, café, chocolate, eteceterá.

Então fiz uma granita com o melão encalhado. Não anotei medidas. O melão era grande, descasquei, removi as sementes e piquei em quadradinhos. Bati tudo no liquidificador com o suco espremido de um limão e um pouquinho de nectar de agave. Não precisa usar sorveteira. É só colocar tudo numa vasilha de vidro e levar ao congelador. Quando estiver congelado, raspe a superfície com um garfo ou uma colher e vá colocando em copos ou taças. Sirva imediatamente.

3 comentários sobre “granita de melão”

  1. Oi Fê!
    O que poderia substituir o néctar de agave?
    Beijinhos,
    Manu
    R: use o adoçante que preferir–mel, maple syrup, ou açúcar mesmo, se quiser. bj

Deixe a sua pitada: