creme de couve-flor & pinoles

creme-couveflor_1S.jpg
Eu poderia ter feito uma salada. Também poderia ter feito um risoto. Uma couve-flor, mil possibilidades. Mas neste dia decidi que queria uma sopa. E queria que fosse essa sopa, com couve-flor e pinoles. Até abri alguns livros, procurando por uma receita, mas acabei decidindo fazer sem receita mesmo, do jeito que eu imaginei. Não foi caldo, não foi leite ou creme, não engrossei com nada. Ficou uma sopa sedosa e densa, por causa da adição dos pinoles. Mas acho que essa sopa também funcionaria muito bem com castanha de caju. Tentarei essa mistura numa próxima vez.
1 maço grande de couve-flor
1/2 xícara de pinoles torradas [extra para servir]
1/2 cebola pequena picadinha
Azeite para refogar
Água
Sal e pimenta do reino a gosto
Um punhadinho de salsinha [*opcional]
Coloque a couve flor cortada numa panela e cubra com água. Leve ao fogo e cozinhe até as flores ficarem bem macias. Torre os pinoles rapidamente numa frigideira. Numa outra panela refogue a cebola no azeite. Junte a couve flor cozida, a água do cozimento e os pinoles. Deixe refogar por uns 10 minutos. Desligue o fogo, espere esfriar um pouquinho e bata tudo no liquidificador. Junte um punhado de salsinha fresca se quiser. Volte o creme batido para a panela, tempere com sal e piquenta, deixe cozinhar mais uns minutos, desligue o fogo, coloque numa sopeira ou travessa e sirva, adicionando um pouquinho de pinoles torradas em cada prato. Eu servi a sopa morna e achamos deliciosa.

7 comentários sobre “creme de couve-flor & pinoles”

  1. Tambem sou fa de sopa de couve-flor ultra hiper simples, embora tenha feito versoes com creme de leite em quantidades obscenas…
    Gostei da adicao de pinoles, brilhante! e a foto… linda!

  2. Preciso confessar que fiquei com inveja da tua sopa! Na semana passada, fiz uma sopa creme de couve flor com pistaches que ficou bem aquém das expectativas. Quando bati o creme com os pistaches, a sopa ficou verde, com cara e gosto (!) de sopa de brocolis. Ficou boa, mas não era o que eu queria.Vou tentar a tua versão, com castanha de caju que está sobrando na despensa…
    Ligia

  3. Eu adoro sopa de couve flor, faco parecida com a sua, suuuuper simples. Refogo um pouquinho de alho e cebola, juto a couve flor em pedacos e cozinho tudo com caldo de legumes, bato no liquidificador e tempero com sal, pimenta, azeite e noz moscada, fica “silky”, aveludada. Coloca um pouquinho de chives no prato p/ enfeitar e dar um gostinho e pronto, eh uma delicia!
    Ana

Deixe a sua pitada: