gazpacho de berinjela

gaspacho_berinjela1S.jpg
Da edição de julho de 2009 da revista Bon Appétit saiu esse gazpacho diferente, feito com berinjela. Usei duas unidades pequenas dessas simpáticas rajadas grelhadas na churrasqueira, que é onde eu faço a maioria nos legumes durante os meses calorentos do verão. Ficou uma sopa muitíssimo saborosa e interessante, nós aprovamos.
Serve 8 pessoas
2 berinjelas grandes cortadas ao meio
5 colheres de sopa de azeite de oliva
4 tomates grandes e maduros cortados em quatro
2 cebolas médias picadinhas
2 dentes de alho picadinhos
3/4 de colher de chá de cominho em pó
1/8 de colher de chá de pimenta cayenne
3/4 xícara de iogurte integral
1/2 xícara de suco de limão
1/4 xícara de tahini [pasta de gergelim]
2 xícaras de água
Azeite extra na hora de servir
Pré-aqueça o forno em 325ºF/ 162ºC. Pincele as berinjelas com azeite e salpique com sal e pimenta. Coloque as berinjelas com a parte cortada para baixo numa forma forrada com papel alumínio. *Eu pulei esse processo, fazendo na churrasqueira. Asse até que a beinjela fique macia. Deixe esfriar, remova a casca e as artes com mais sementes. Coloque a polpa cozida numa vasilha e reserve.
Bata os tomates no liquidificador ou no processador. Coe para remover as semente e reserve.
Aqueça o azeite numa panela robusta e refogue a cebola e o alho ate ficarem dourados. Acrescente o cominho em pó e a pimenta cayenne. Junte o iogurte, o suco de limão e o tahini. Misture bem, desligue o fogo. Junte a berinjela assada. Bata em partes o refogado de berinjela com o suco de tomate no liquidificador. Junte água até conseguir a expessura desejada—eu deixei mais grossa. Acrescente sal a gostom, coloque tudo numa sopeira e leve à geladeira. Pode fazer no dia anterior. Mantenha refrigerado. Na hora de servir acrescente mais azeite individualmente, ao gosto do freguês.

11 comentários sobre “gazpacho de berinjela”

  1. Fer, que delícia!!
    Sendo eu uma fã de berinjela, vou fazer com certeza…o duro vai ser fazer na churrasqueira..(nesse caso a boca do fogão não vai rolar né…rsrsrs)…acho que vai ter que ser assada mesmo.
    Bjs Fe. 😉
    R: Fe, a receita original pede pra assar, entao voce vai ficar bem! beijao!

  2. Hum, sera que low calorie? To contando caloria (um saco, BTW), e acho que essa sopa pode ser uma boa. Thanks:)
    R: pode até ser , Rita. coloca os ingredientes no seu programinha. depois me conta! 😉

  3. Fer, por mim qualquer coisa com beringela é maravilhoso. E com tahini entao, ficou melhor ainda. Me parece uma versão “sopa” do Baba ganoush nao?? um Bj!
    R: seria mesmo, Flavia, se nào fosse pelo suco de tomate cru. um beijo, Fer

  4. Oi Fer,
    Fiquei curiosa, não fica muito forte? Provei na casa de um amigo algo semelhante ao teu gazpacho, mas ele fez mais cremoso, para comer com torradinhas, os ingredientes eram os mesmos. A aparência está demais, parabéns!
    beijo da Camila
    R: oi Camila, nao fica forte, muito pelo contrario. eu fiz bem grossa, mas pode colocar mais agua. eh mesmo um gazpacho! beijao, Fer

  5. Fer, sopa nunca fiz, mas grelhamos a berinjela frequentemente na churrasqueira e fica divina mesmo… comemos com azeite e sal. O gostinho de defumado e tudo… a sopa fica com gostinho de ‘defumado’ tambem?
    R: Lu, nao percebi o defumado. mas fica um gosto bom!!

Deixe a sua pitada: