sopa fria de cenoura

sopafria_cenoura_1S.jpg

Outra sopa fria que entrou na roda e já tenho outras na fila, esperando para serem testadas e provadas. Essa saiu da revista Martha Stewart Living junho de 2009, onde tem uma matéria inteira somente com sopa frias. Muitas outras ainda ainda vão aparecer por aqui, aguardem. Essa foi a primeira sopa fria que eu fiz cozinhando antes de gelar. Eu preferiria a facilidade de um gazpacho ou salmorejo, onde tudo vai no liquidificador, pápum, tá servido. Mas a vantagem dessa sopa é que como ela é cozida, dá também para servir quente, conforme a estação. E a farofinha que acompanha é a cereja no topo do bolo. De-lí-cia!

Numa panela derreta 2 colheres de sopa de manteiga e adicione 1/4 de cebola picadinha. Cozinhe até a cebola ficar macia. Acrescente 1 quilo de cenouras cortadas em fatias e cozinhe por uns minutos, mexendo de vez em quando. Adicione 5 1/2 xícaras de água e deixe ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 20 minutos. Espere esfriar um pouco e bata no liquidificador [com MUITO cuidado] ou passe pelo food mill, que foi o que eu fiz. Tempere a sopa com 1 colher de sopa de mel, sal e pimenta do reino moída a gosto. Coloque numa sopeira e leve à geladeira por pelo menos 3 horas ou de um dia para o outro. Antes de servir, prepare uma farofinha, colocando numa frigideira 2 colheres de sopa de azeite de oliva sobre fogo médio. Junte 1/2 xícara de farinha de rosca [farinha de pão—de preferência feita em casa, com pão velho ou bolachas integrais] e vá mexendo com uma espátula até a farinha ficar bem tostada, por mais ou menos 2 minutos. Transfira para uma vasilha pequena e deixe esfriar. Daí junte 2 colheres de sopa de salsinha fresca picadinha, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e sirva por cima da sopa gelada.

4 thoughts on “sopa fria de cenoura”

  1. oi Fer!
    estou de volta depois de”um longo e tenebroso inverno”,(isso é só no sentido figurado, porque aqui o frio continua…)pois estava estudando para um concurso e fiquei uns 20 dias fora do ar! mas agora estou de volta com saudade se seus post’s e morrendo de vontade que volte o verão e com ele tudo que há de bom! piscina, praia,ficar à vontade com pouca roupa e suas sopas frias que desde o gazpacho me deixaram com água na boca e essa delicia de cenoura e muitas outras que virão!(afinal, vc tem prometido!!)
    parabéns de novo pelo seu blog,vc merece!!
    abraço!!

  2. Sou de Natal, Rio Grande do Norte – Brasil, e um CURIOSO CULINARIO, conheci seu blog, meio por acaso quando navegava pela net a procura de temas ligados a gastronomia, achei o maximo as fotos sao lindas e os textos muito bem escritos. Gostaria de saber de onde voce é e sabere mais um pouco sobre voce.
    Boa sorte continue assim.
    Beijos do seu admirador

  3. Ai como parece boa sua sopa Fer!
    Essa vai ficar p/ quando eu voltar do Brasil pois esses dias estamos no modo “vamos-comer-o-q-tem-na-geladeira-antes-de-viajar” e hoje ja dei cabo da maioria das cenouras junto com um teco de repolho da cesta (fiz uma saladona tipo slaw, ficou baaao!).
    Mas adorei a ideia e a receita, vou querer experimentar!
    Beijao!
    Ana

  4. Fer, tb tenho feito algumas sopa cozinhadas com temperatura mas que depois como frias.
    Esta parece uma delícia e adorei a farofinha para complementar.
    Já está na lista para fazer em breve.
    Beijinhos.

Deixe a sua pitada: