Será que há algo errado com essa torta de maçã?

guiltfree-applepie_1S.jpg

Não. Pode acreditar que não há nada errado com essa torta de maçã!
A não ser que levemos em conta que esta torta não leva ovos, nem farinha, nem leite, nem manteiga. Essa é uma torta de maçã intitulada livre de culpas, o que já pode ser uma forte indicação de que a receita tem algo errado. Mas ela realmente não tem nada de errado.

Limpando a papelada acumulada no meu escritório, achei soterrada na base de uma pilha de outras mil coisas, uma dessas revistas naturebas que se pega de grátis em portas de supermercados também naturebas. Dei uma folheada final, antes de levar pra reciclagem e nessa folheada parei total nessa receita de guilt-free shredded apple pie. Gostei, não porque é uma receita natureba que nos livra das culpas de comer doces—porque sinceramente eu não sinto culpa nenhuma por comer doces, já que como doces com moderação. Gostei, por causa da mistura de ingredientes, da novidade de usar purê e suco de maçã, a aveia e a tapioca.

Fiz a torta, que é simples e fica com uma aparência interessante, apesar de ser livre de culpa. As opiniões do publico & crítica foram bem diversas. O Uriel detestou, depois de provar apenas uma lasca. O Gabriel adorou e levou metade pra casa dele. Eu comi, mas não achei a melhor torta de maçã do universo e não faria novamente. Mas se fizesse eu mudaria uma coisa: eliminaria o suco de maçã e a tapioca, pois achei que essa mistura de mingau deixou o recheio com uma textura muito gelatinosa. Só as maçãs raladas já seriam suficientes, talvez com a adição de mais duas ou três.

Para quem quiser tentar, segue a receita. Mas fica um lembrete: essa é uma torta que nos livra de todas as culpas, portanto não espere que ela lhe traga o mesmo prazer que a experiência de um doce cheio de pecado traz.

Massa:
2 xícaras de aveia grossa
1 xícara de purê de maçã sem açúcar
1/4 colher de chá de sal.
Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC. Unte uma forma de fundo removível de 9-inch/ 22 cm com óleo em spray [*eu usei manteiga]. Misture a aveia com o purê e o sal até ficar uma massa. Com os dedos, pressione a massa no fundo e lados da forma. Leve ao forno e asse por 30 minutos, ou até a massa ficar levemente dourada.
Recheio:
2 xícaras de suco de maçã sem açúcar – do tipo cidra, de cor opaca – o transparente é feito de concentrado, não é suco puro
1/2 xícara de nectar de agave [ou mel]
4 colheres de sopa de tapioca granulada [quick-cooking]
4 maças Granny-Smith grandes descascadas e raladas
1/2 colher de chá de canela em pó
1/4 de colher de chá de noz moscada [rale na hora]

Numa panela, junte o suco de maçã, o agave e a tapioca e deixe descansar por 5 minutos. Leve ao fogo e mexendo sem parar, deixe ferver. Abaixe o fogo e continue mexendo até formar um creme transparente. Desligue o fogo, adicione as maçãs raladas misturadas com a canela e a noz moscada. Misture bem e coloque o recheio sobre a massa assada. Deixe na geladeira por 2 horas e então sirva.

9 comentários sobre “Será que há algo errado com essa torta de maçã?”

  1. Fer, demorou, mas fiz!
    Na semana passada usei esta base para fazer uma tarte de maçã para o almoço de domingo com a sogrinha.
    Por cima coloquei um creme feito com queijo tipo philadelphia e depois maçã fatiada passada por açúcar e canela.
    Gostámos muito e a minha cunhada como anda sempre de regime lá comeu uma fatia sem muito peso na consciência.
    Já os restantes acompanhámos com uma bola de gelado de baunilha: combinação perfeita! 🙂
    Beijinhos.

  2. Fer,a mim não parece ter algo errado. Agora, o que escreveste ,que tu não farias novamente, isto acontece comigo diariamente. Repito várias receitas,pães então,nem se fala,mas a gente testa tanto que muita coisa acaba não sendo aquilo tudo,apesar dos ótimos ingredientes,da foto da receita,enfim, é muito bom testar novidades,beijo!

  3. Tbem so enxerguei a foto da torta, que linda, definitivamente nada de errado, nope!
    Gostei da receita da massa, adoro tudo q vai aveia, ja me animei!
    Se eu fizer te conto como ficou Fer. Juro q fiquei tentada pois gosto de macas assadas e a massa really got my attention. Mas acho q essa vai ficar p/ o fall pois agora eu to num momento strawberries por aqui! rs!
    Beijao!
    Ana

  4. Oiii Fer,
    Olha.. para mim tem algo de muito errado com essa torta de maçã… o q ela está fazendo tão longe desta que vos tecla? hahaha
    Amei esta versão “sem culpa” desse doce delicioso… e a foto (como todas as que vejo aqui) ficou lindíssima!!
    Bjo grande,
    Mari

  5. Hum, a proposta é interessante. Também vou tentar. O purê de maçãs é usado como substituto de ovos em massa de bolo, para quem não come ovos. Até em bolo de chocolate! Já comi e ficou bem gostoso.

Deixe a sua pitada: