pudim de ricota com molho de uva

ricota_uva_1S.jpg
Essa receita fabulosa saiu da edição de julho de 2008 da revista Gourmet. Eu gostei de tudo nela—da simplicidade, dos ingredientes e do toque especial da uva assada. Fica bem fininha, portanto uma torta de 22 cm não dura muito.
Pré-aqueça o forno em 375ºF/ 190ºC. Unte uma forma redonda refratária de 9″/ 22cm com manteiga. Espalhe sobre a forma untada uma colher de sopa de farinha de pão moída bem fininha—eu faço a minha na hora, usando bolachas integrais.
Bata bem no liquidificador:
1 2/3 xícara [ou 15 oz ou 425gr] de ricota feita com leite integral
2 ovos grandes
3 colheres de sopa de açúcar
1/4 colher de chá de canela
1/8 colher de chá de sal
Coloque essa massa de ricota na forma untada com a manteiga e farinha de pão. Leve ao forno e asse por 25 minutos, ou até a massa ficar firme e levemente dourada. Remova do forno e deixe esfriar.
Faça a calda de uvas assadas, colocando numa assadeira rasa 2 xícaras de uvas vermelhas sem sementes e cortadas ao meio, 2 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de um bom vinagre balsâmico. Misture bem e coloque no forno a 425ºF / 220ªC na grade mais baixa. Asse por 10 minutos, chacoalhando a forma uma ou duas vezes. Deixe amornar e sirva com o pudim de ricota.

9 comentários sobre “pudim de ricota com molho de uva”

  1. Fer, fiz a receita ontem mesmo, mas como não me inspirei para a cobertura de uvas, usei apenas goiabas vermelhas cozidas, como uma goiabada, e ficou “gostoso de doer”!!!!!!
    Da próxima vou tentar uvas passar misturadas à massa, que foi como sempre comi na casa da minha avó – só que ela comprava pronto. O gosto é igual!!
    Coloquei a fotinho lá no meu site, dá uma olhada: http://pat.feldman.com.br/?p=2033 (está no finalzinho da receia da sopa, mas não é uma foto boa como as tuas).

  2. Linda,
    Esta receita só pode mesmo ser fabulosa, tal como vc diz. Deve ser uma daquelas sobremesas que fica bem com caldas de outras frutas, como por exemplo figo (tenho quilos de figos em casa e já se está esgotando a minha criatividade).
    bjs

  3. Fer, desculpe, não entendi direito. A calda das uvas é feita separada ? Ou em cima da massa já pré cozida ?
    Huuuuummmmm…. Deve ficar uma delicia…..

  4. Fer, nao sei se entendi direito. Da’ pra usar “bread crumbs”?
    se voce usa bolacha integral, a que marca voce se refere? – a torta deve ter ficado divina, estou pensando em fazer e levar para os alunos no lab

Deixe a sua pitada: