Far breton com figos frescos

breton_figo_1S.jpg

Eu coleciono as receitas da Elvira, que vou fazendo aos pouquinhos. Não somente eu, mas também a minha irmã, que é cozinheira estreante e adora a praticidade e simplicidade das receitas que a Elvira testa. Este far breton de figos frescos simplesmente me deu uma rasteira. Vim pra casa decidida a fazê-lo e como o universo sempre conspira em favor das coisas boas, a cesta orgânica da semana me trouxe um saquinho de figos—dos verdinhos, como os que a Elvira usou. Mãos à obra. Fiz apenas um terço da receita, pois estou sozinha. Vou confessar sussurrando que já devorei metade.

24 figos pequenos
160 g de farinha de trigo
100 g de açúcar
1 colher (sopa) de açúcar baunilhado
3 ovos grandes
250 ml de leite integral
250 ml de creme de leite fresco
50 ml de rum
20 g de manteiga
açúcar de confeiteiro

Pré-aquecer o forno a 400ºF / 200ºC. Untar muito bem uma forma ou uma assadeira – de barro, de preferência – com a manteiga. Reservar.

Bater o açúcar com o açúcar baunilhado e os ovos. Juntar o leite, o creme de leite, o rum e a farinha de uma só vez. Misturar muito bem.

Eliminar os cabinhos dos figos. Fazer um corte em forma de cruz em cada um, sem chegar até à base. Distribuir os figos pela forma.
Colocar a massa sobre os figos e levar ao forno por 25-30 minutos. Retirar do forno e polvilhar com o açúcar de confeiteiro. Deixar repousar. Servir morno ou à temperatura ambiente, na própria forma.

10 thoughts on “Far breton com figos frescos”

  1. Nossa Fer! Que maldade! Adooooro figos! Me deu água na boca! O jeito é evitar todos estes deliciosos blogs culinários!!!Snif, snif!!!
    Estou tentando fazer um regimex pra ver se o bumbum não dá volta ao mundo!rsrs
    Vou ter que te boicotar! 😉
    Beijocas

  2. As receitas da Elvira são cativantes mesmo, e fico tão contente por ter noticias da Leandra 🙂
    Esse far também foi para a minha lista, mas eu sou mais “vagarosa” e ainda não fiz.
    Beijo

  3. Fezoca recomenda, eu que sou véia mas não tô caduca,vou lá visitar a Elvira e depois tentar fazer a tal receita, talvez sem figos pois por aqui não temos.
    Véioca.

  4. Minha linda, então você já fez o far, né? 🙂
    Fico tão feliz por você e a Leandra gostarem das minhas receitas. Gente linda e com bom gosto… quem é que não ficaria feliz por inspirá-las…?
    Ficou lindo demais, o seu far bretão, Fer.
    Beijão saudoso.
    PS: sabe que a Marizé me alertou porque eu não recebia as suas mensagens…? Ainda bem, pois fui ver à caixinha de spams e parece que o Thunderbird andou a fazer zelo à mais pois tem me privado dos seus mails, dos da Marizé e do eduardo Luz. What a sheme…! 🙁 Vou responder logo, logo, logo!

  5. Hummm, ficou lindooooooo!! Por aqui acho que já teria sido devorado inteirinho. 🙂
    Você acha que ficaria bom com maçã?? Tenho uma boa quantidade delas aqui e nenhum figo.
    beijo procê,

  6. Fer, parece delicioso! Me diz uma coisa: as natas que aparecem no modo de fazer são a mesma coisa que creme de leite fresco? beijos
    R: sim, natas eh creme de leite fresco. bj, Fer

Deixe a sua pitada: