creme de milho com orzo

milho_com_orzo_1S.jpg

Fiz uma simplificação da receita que vi na revista Bon Appétit e que tinha muitos passos. Pra mim, se uma receita tiver três etapas e usar mais que duas panelas, eu já desanimo. Essa valia a tentativa, mas eu decidi inverter a sequência e enxugar os detalhes.

Numa panela refogue no azeite um talo de alho-poró picadinho até ficar macio. Acrescente os grãos raspados de 2 milhos verdes [ou o equivalente a uma lata]. Continue refogando, acrescente sal a gosto e pimenta do reino. Junte 1/4 xícara de vinho branco seco. Refogue mais um pouco, até o milho ficar cozido. Junte 1 xícara de creme de leite fresco, mexa bem e deixe borbulhar. Desligue o fogo. Numa outra panela com bastante água e sal cozinhe 1/2 xícara de orzo. Deixe ficar um pouquinho durinho. Coe o orzo e junte ao creme de milho. Acrescente ciboulettes picadas—eu esqueci de colocar, mas não comprometeu em nada. Sirva quente ou frio, como acompanhamento ou prato principal.

7 thoughts on “creme de milho com orzo”

  1. Fer,estou passando prá dizer que fiz esta receitinha agora a noite,todos adoramos, no final coloquei nata fresca e fiz um pequeno bouquet garni para dar um saborzinho de ervas,ficou uma delícia,beijo!

  2. Oi Fê,
    bom, acabei de fazer a receita e ficou uma DELICIA!
    Mudei uns poucos, porque eu só tinha o heavy cream em casa, então pra não ficar muito pesado acrescentei um pouco de água e bati só uma conha no liquidificadr no final.
    Sacrilégio?
    Ficou ótima.

  3. Adorei ter uma segunda receita com orzo (nudelreis/Kritaraki, por aqui)!
    Até hoje só faço orzo com refogado de zuchini picadinha, bastante azeite, basilikum e parmesão fresco!

  4. Vou aproveitar este post para retirar uma duvida que eu tenho há séculos: milho verde não tem a ver com a cor, mas sim com o estado de maturação dos grãos. È isso?
    Adorei a tigela!

  5. QUe delicia deve ter ficado….
    uma vez eu fiz um orzo que chamei de “orzo patropi” – porque coloquei milho e ervilhas junto com o orzo, um verde-e-amarelo bem patriotico 🙂
    mas nao usei creme de leite nao, foi mais austero – vou tentar o seu jeito, quem sabe ainda hoje, ja’ que tenho tudo em casa

Deixe a sua pitada: