Cipolle e pomodori al forno

tomates_neide_1S.jpg
tomates_neide_2S.jpg
Eu gostaria de poder replicar todas as receitas da minha amiga Neide, que é uma das cozinheiras mais criativas que eu conheço, pois prepara um monte de comida legal, com ingredientes inusitados, montando pratos realmente deliciosos e diferentes. Quando ela sugeriu que eu assasse os tomates abundantes seguindo uma receita italiana, não tive dúvidas de que essa eu não poderia deixar passar. Ela fez o cipolle e pomodori al forno com algumas variações. Eu também variei, usando a churrasqueira ao invés do forno, num entardecer extremamente tórrido. Ficou exatamente como ela descreveu, bom pra comer com pão e um copo de vinho. Que foi precisamente o que eu fiz!
Cipolle e pomodori al forno [minha versão]
1 cebola roxa orgânica bem grande
6 tomates orgânicos bem maduros
Um punhado de folhas de hortelã fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite pra regar com gosto
½ xícara de pão amanhecido ralado.
Moí o pão amanhecido no processador com bastante folhinhas de hortelã. Cortei a cebolona em fatias finas e espalhei sobre uma folha grande dobrada ao meio de papel alumínio bem grosso [heavy duty]. Cortei os tomates ao meio e removi as sementes. Espalhei os tomates sobre as fatias de cebola. Salpiquei tudo com sal marinho grosso e pimenta do reino moída. Reguei tudo com bastante azeite. Espalhei a farinha de pão com o hortelã sobre os tomates, enchendo as cavidades de cada metade. Reguei com mais azeite. Fechei o pacote de papel alumínio e levei para a churrasqueira, onde os tomates assaram por uns 20 minutos. Abri a embalagem e deixei mais uns 5 minutos. Servi morno.

11 comentários sobre “Cipolle e pomodori al forno”

  1. Deliciosos. Fiz ontem e servi como acompanhamento de costelas de cordeiro (que já comprei temperadas) e legumes feitos num envelope de papel alumínio ao forno com manteiga e bastante tomilho.
    Tudo ficou delicioso. Os tomates certamente serão repetidos oportunamente como entradinha.
    Obrigada pela dica 😉 (A você também, Neide!!)

  2. Têm um ar bem apetitoso estes seus tomates! Vou experimentar também porque, por aqui, neste momento,tenho o problema de excesso de tomates na horta.

  3. Nossa, estao demais de lindos os seus tomates Fer, adorei! Summer tomatoes eh o q ha!
    Vc admira a Neide, mas eu quero eh ser igual a voce quando eu crescer! :o)
    Ana

  4. Fer, a foto ficou maravilhosa. Dá pra sentir o cheiro só de olhar pra ela. Este jeito de fazer é uma inovaçao sua – e depois diz que não é criativa!
    Beijo grande, parabéns! N

  5. Fer, ficou tão bonito o teu tomate+cebola, eu também estou na fila para fazer esta receita,só estou esperando o sábado para comprar na feira orgânica a mesma cebola fresca que a Neide usou ,beijo e bom finde para ti!

  6. o verao aqui tem sido tao frio, que meus tomateiros estao carregados de tomates verdes. seria uma receita bem legal de fazer com bons tomates (coisa rara por aqui no momento!)
    lindos limoes… meu limao, meu limoeiro, meu pé de jacarandá… adoro limonada
    bjs

Deixe a sua pitada: