salada de pepino

pepino_edna_1S.jpg
Salada tirada do capítulo do verão do The Taste of Country Cooking da Edna Lewis. Bem fácil de fazer, refrescante e diferente apesar de não ter nada de especial. Use pepinos orgânicos para poder fatiar com a casca.
Rale dois pepinos médios com casca e tudo no mandoline. Salpique com 1 colher de chá de sal marinho grosso e revolva bem com as mãos. Coloque uma vasilha pesada em cima dos pepinos e coloque na geladeira por uma hora, para soltar bastante água. Remova da geladeira depois de uma hora, coe bem todo o líquido que o pepino vai soltar. Reserve. Numa saladeira bata com o batedor de arame 1/3 xícara de vinagre de vinho branco [eu usei de maçã] com 1/4 de xícara de açúcar, até o açúcar dissolver. Junte o pepino escorrido, misture bem para incorporar e salpique com bastante chives/ciboulette picadinha. Sirva imediatamente ou leve à geladeira até a hora de servir.

5 comentários sobre “salada de pepino”

  1. Fer:
    Alvíssaras, você está voltando a nos presentear com as lindas fotos e os etcs que tanto apreciamos.
    Gosto muito de salada de pepinos assim com casca e com doce/salgado. Aprendi com uma amiga japonesa a regar com óleo de gergelim torrado. Fica muito bom.
    Beijos pra você.

  2. Olha, o pepino…as minhas duas filhas gostam muito. E nesta época, em São Paulo, acho que é temporada. Gostam daquele fininho, chamado de “japonês” mas não pesquisei para saber se é de origem japonês mesmo. Vou fazer neste final de semana, que estaremos no Guarujá.
    Um abraço
    Rubén Duarte

  3. hmmm parece aquelas saladinhas japonesas… como que chama mesmo? acho que tsukemono… voce pode colocar gergilim torradinho em cima pra dar um tcham. melhoras, gatona!

Deixe a sua pitada: