Torta brulée de damasco

apricot_brulee_5S.jpg

Quero aproveitar ao máximo a curta temporada dos damascos e fazer pelo menos uma tortazinha legal com eles. Achei essa receita usando o mecanismo de busca dos blogs de culinária, que é realmente uma mão na roda. Achei tudo ótimo, gostei da massa com amêndoas e do creme caramelizado. Planejei fazer essa torta por mais de uma semana e finalmente concretizei meus planos no sábado à tarde. Gostamos muitíssimo do resultado. Eu decidi fazer em forminhas individuais, para ficar mais fácil o consumo. Deu seis tortinhas.

Apricot Tart Brulee
Faça a massa:
1-1/4 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de amêndoas sem pele e torradas, moídas bem fininho
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher chá de sal
1/2 xícara ou 1 tablete de 113gr de manteiga sem sal gelada
1 gema de ovo
1 colher de chá de baunilha
3 colheres de sopa de creme de leite fresco

Misture a farinha, as amêndoas moídas, o açúcar e o sal numa vasilha. Acrescente a manteiga gelada cortada em cubinhos e misture tudo com os dedos, até formar uma farofa. Não amasse! Num outro recipiente bata a gema do ovo e acrescente a baunilha e o creme de leite. Faça um buraco na mistura de farinha, jogue lá a mistura de ovo e creme e misture bem com um garfo, depois amasse bem com as mãos até formar uma bola. Enrole em plástico e coloque na geladeira por 30 minutos.

Pré-aqueça o forno em 375ºF/200ºC. Abra a massa com um rolo e forre uma forma grande ou forminhas pequenas, como quiser. Coloque as formas na geladeira por mais 30 minutos, ou faça um shortcut no congelador, como eu fiz. Apenas 10 minutos. Coloque a massa para assar por uns 15 minutos, ou até ela ficar um pouco firme e levemente dourada. Retire do forno. Reduza a temperatura do forno para 350ºF/176ºC.

Faça o creme:
1 xícara de creme de leite fresco
1 colher de chá de baunilha
2 ovos ligeiramente batidos
1/4 xícara de açúcar

Misture todos os ingredientes muito bem, batendo com um batedor de arame.
Corte uns 8 damascos em fatias e arrange sobre as forminhas. Jogue o creme por cima dos damascos, salpique com pedacinhos de manteiga e açúcar. Coloque no forno e asse por uns 30 minutos, ou até o creme ficar firme. Coloque no broiler por 5 minutos somente para caramelizar o açúcar. Remova do forno e deixe esfriar bem antes de servir.

8 comentários sobre “Torta brulée de damasco”

  1. Hummm, só por ser brulée já deve ser muito gostosa, juntando damascos ainda, deve ter ficado sensacional :o)
    Eu amo coisas brulée, aquela casquinha caramelizada é uma delícia. Até mingau de maizena fica bom!

  2. Oi Fer… essa torta está de arrasar!!!! que delícia… fiquei com água na boca só de ver a foto…. delícia…
    Então… eu sou a filha da Vera que quer ir fazer residência nos EUA.
    Minha mãe falou sobre você e sobre Davis. Ela disse que o lugar é uma graça e eu iria adorar.
    Eu estou no quarto ano de medicina e ainda faltam dois anos e meio para eu terminar a faculdade. Eu gostaria de fazer residência nos EUA, mas o processo é bem complicado. Tem milhares de provas para serem feitas e a competição é uma coisa de louco! Antes de entrar na residência eu tenho que fazer algumas pesquisas em grandes centros para obter cartas de recomendação e então tentar residência em alguma faculdade!
    Enfim, estou indo atrás de todas as possibilidades. Vou até me informar sobre centros de pesquisas na UC Davis.
    Adoraria ficar por aí….
    Grande beijo e Abraço
    Tati…

  3. ficou mesmo apetitosa,será que com caqui firme em fatias fica bom? estamos na época deles por aqui pois estes damascos,quando chegam,por terem viajado muito já chegam sem gosto ,beijo!

  4. Ficou tão bonita! Que vontade de fazer! Já guardei, vamos ver no que dá. Mas lindo, lindo mesmo é o seu arraial! Quero uma casa com jardim para vestir de festa assim!
    Beijão *

Deixe a sua pitada: