swanton berry farm

swanton_farm_1.jpg
swanton_farm_4.jpg swanton_farm_2.jpg
swanton_farm_3.jpg swanton_farm_5.jpg
swanton_farm_15.jpg
swanton_farm_7.jpg swanton_farm_8.jpg
swanton_farm_9.jpg swanton_farm_11.jpg
swanton_farm_10.jpg
swanton_farm_14.jpg

Em junho de 2004 nós dirigíamos pela Highway 1 na costa do norte da Califórnia, procurando pela casa do Neil Young, quando passamos em frente dessa fazenda de morangos orgânicos. Na época, ficamos encantados com os produtos que consumimos lá e com a filosofia do lugar, que além das técnicas de produção sem agrotóxicos, ainda não usa mão de obra ilegal, todos os trabalhadores têm benefícios e salários justos. Eles também usam o sistema da confiança [honor till] na lojinha, que vem funcionando muito bem por anos e anos. Você pega o que quer e paga, pega o troco, ninguém confere nada. Fomos lá desta vez para fazer o u-pick, isto é, colher os morangos nós mesmos. O preço é três dólares por cestinha, pegamos três cestinhas, jogamos uma nota de vinte na caixa, pegamos onze em notas de um de volta.

18 comentários sobre “swanton berry farm”

  1. Fer, que delícia!!! O lugar parece maravilhoso mesmo, adorei a idéia da confiança no visitante e o tamanho dos morangos…aqui os grandões são puro isopor…
    Já colhi morangos assim numa fazenda na Alemanha, mas não eram orgânicos e a esperta aqui colocou num saco plástico…chegaram em forma de suco em casa…
    Fiquei só pensando quanto tempo ainda demora para um dia termos lugares assim aqui…pena, não?

  2. Olá Fernanda, aqui é a tatiana filha da vera do blog ceramicaedicaolimitada.
    Sempre que posso visito seu blog. É o máximo. Estudando fora de casa aprendi a gostar de cozinhar e tentar novas receitas.
    Hoje eu fiquei apaixonada por essa fazenda de morangos que vistou. Estou olhando o site do lugar e me deliciando. Achei o máximo. Espero que os morangos realmente tenham o sabor que eles tanto prezam.
    Grande Beijo e muito tempero
    Tati

  3. Morangos orgânicos são o máximo mesmo. Os que não são, já nem compro mais porque não têm gosto embora agradem pelo visual.
    Costumo dar sempre crédito às pessoas e parto do princípio que há mais honestos que desonestos, mas acho que pra termos honor till em alguns locais, realmente precisamos avançar muito em algumas questões de caráter, ética e moralidade. Como crio dois filhos tenho de acreditar e me esforço contribuindo para que um dia isso seja possível. “Imagine all the people…you may say I’m a dreamer, but… !!!”

  4. Em certos países, ditos civilizados, esse tipo de iniciativa é bem comum. Serve-se, paga-se e ninguém controla. Ainda me lembro que um português que conheci e trabalhou na Suiça dizer que os jornais funcionavam com esse sistema. Mas os “portugas”, que têm sempre a mania que são mais espertos do que os outros, descobriram que, com uma moeda de menor valor, levavam o jornal na mesma. Conclusão: era bem melhor que perdessem tempo e gastassem a inteligência a fazer uma coisa destas, não acha? Escusado será dizer que essa iniciativa é muito interessante. :o)
    Beijos

  5. Fer, fiquei pasma com o tamanho dos morangos…enormes, as fotos do lugar são lindas e adorei este sistema de fazer tudo sozinho, quem dera aqui no Brasil pudessem existir coisas assim, mas não sei se dáva prá confiar no povo…risos.
    Beijos

  6. Gente, confiança é tudo viu!
    Nós fomos em uma festança na roça, já faz alguns dias, e lá fomos a uma plantação de morangos.
    Minha menina (Julia), ficou encantada e a toda hora dizia que estava na “fabrica” de morangos! 😉
    Tudo limpinho, sem agrotóxico e sem nada.
    Também fiz a feira, colhi tudo fresquinho, ganhei limão da vizinha e voltei de lá com uma vontade enorme de ficar…
    Até estou atormentando meu marido pra comprar um pedacinho de chão por lá, pois é vendido por alqueire e muito, mais muito barato. Quem sabe eu não faço um ranchinho lindo, cercado de flores e arvores frutiferas….
    Eita nóis viu…sonhar é “bão” d+,
    Bjos,
    monica

  7. Paraaaaaaa!!!!! que morangos ENORMES são esse???? que confiança toda é essa???? pega, tira, ninguém confere que é isso minha gente?…morri de inveja de tudo!

  8. Uma amiga, em viagem pela Alemanha, viu uma barraquinha numa beira de estrada. Eram maçãs. Escolha, pegue e deixe o dinheiro na caixinha. Assim mesmo, sem ninguém por perto. Que delícia que é a confiança!
    Esses morangos parecem deliciosos. Bom proveito!

  9. Nos ja fomos 4 vezes nesse ultimo mes pegar morangos no strawberry farm aqui perto! Sao tao docinhos, vermelhos e enooooormes, pura delicia!
    Tao bons q a maioria nos temos comido eles purinhos! Mas ja congelei 2 pacotes, com outros fiz sorvete, muffins, smoothies e o melhor: dipped in chocolate! yum!!
    Ana

  10. Olá Fer
    Acho muito legal essa sua iniciativa de divulgar esses lugares que produzem de forma sustentável.
    Fugindo um pouco desse foco, gostaria de te sugerir um post (claro que se for de seu interesse)
    Como ano que vem estarei me mudando para o Canadá, tenho a curiosidade de saber quais os bons produtos de beleza que você utiliza ai e que tem essa preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade.
    Você poderia escrever sobre isso e dar suas sugestões?

  11. Fer,este teu relato fez me lembrar de uma…fui numa fazenda assim colher morangos na Alemanha só que lá (ou nesta especificamente) a gente podia comer enquanto colhia,a esganada aqui comeu tanto,mas tanto,que fui parar no hospital devido a overdose de morango, ainda assim continuo adorando esta frutinha,tão versátil e que vai bem em tantos pratos,beijo!

  12. Que delícia de lugar! As melhores framboesas que comi na vida foram compradas num lugar parecido com esse, em Inglaterra, perto de York. Eram enormes e muito doces e nunca mais nenhuma framboesa me soube tão bem!
    Beijão *

Deixe a sua pitada: