Clafoutis de cereja

clafoutis_cereja_s.jpg

As cerejas frescas estão abundantes, presentes em diferentes cores e variedades. Estão dulcíssimas e irresistíveis. Algumas teriam que virar um doce. Procurei e achei algumas receitas legais, mas como não estive no meu cem por cento neste final de semana, decidi por uma bem fácil. E não tem nada mais fácil que um clafoutis. Esse, de cereja, é um clássico. E essa receita é da avó da francesinha Fanny, que escreve um blog delicioso chamado Foodbeam.
Clafoutis de Cereja
[le clafoutis de ma grand-mère]
200g de farinha de trigo
120g de açúcar
Uma pitada de sal
3 ovos
80g de manteiga derretida
250ml de leite integral
500g de cerejas descaroçadas
Pré-aqueça o forno em 200°C /400ºF e unte uma forma de torta de 30 cm com bastante manteiga.
Na batedeira coloque a farinha, o açúcar e o sal e incorpore bem. Junte os ovos, um de cada vez, batendo em velocidade média. Quando a massa estiver macia, coloque a manteiga. Continue batendo, em velocidade baixa e vá colocando o leite. A massa deve ficar bem lisa.
Espalhe as cerejas pela forma untada. Coloque a massa por cima e leve ao formo por 30 minutos ou até o clafoutis ficar firme e dourado. Deixe esfriar e sirva. Nós gostamos mais no dia seguinte.
A massa desse clafoutis ficou com um amarelo intenso devido aos avos que use, todos da Felizberta!

9 comentários sobre “Clafoutis de cereja”

  1. Fer:
    Não sei por que mas me fez lembrar das tortas de amora da Vovó Donalda que eu imaginava fossem o máximo quando era criança e lia os gibis do Tio Patinhas….acho que eram bem gostosas como essa da tua foto.
    Beijos

  2. Vendo a sua foto do clafoutis esbocei um sorriso. Em casa, preciso assar em ramekins individuais ou cria uma intriga sobre quem comeu mais que o outro…rsrs
    bjo.

  3. Agora que as cerejas estao comecando a aparecer por aqui!
    Eu e Matheus adoramos fresh cherries! Quem sabe tbem nao faco um clafoutis! (acredita q nunca fiz Fer? E nao eh por falta de receitas….!!)
    Beijos!
    Ana

Deixe a sua pitada: