Tortilla catalã [com feijão e alho verde]

tortilla_feijao_alhover_1.jpg
tortilla_feijao_alhover_3.jpg
tortilla_feijao_alhover_5.jpg

Os ramos de alho verde continuam chegando, por isso marquei essa receita logo assim que vi—Catalan-style white bean and green garlic tortilla, ou truita de mongetes i all tendre. Achei bacanérrimo trocar a batata pelo feijão branco, e ainda ter o alho verde de gaiato. Mudei um pouco a quantidade, usando o dobro de ovos. Deu certinho. Eu virei a tortilla como pede a receita, mas não me arrisquei fazendo o flip. Usei a técnica do prato, que aprendi com a minha mãe há muitos anos. Vira a tortilla num prato, depois volta do prato para a frigideira para cozinhar o outro lado. Faça a virada no prato com cuidado, pois a tortilla vai estar quentíssima e com um lado ainda meio mole. Mas se preferir vá vem frente e faça o flip!

O resultado desse prato foi realmente surpreendente. O feijão branco dá uma textura interessante e o alho se incumbe do tempero. Se não tiver alho verde use alho comum, ou melhor ainda, use cebolinha, a parte branca e a verde.

2 xícaras de feijão branco cozido e escorrido
2 – 4 colheres de sopa de azeite
3/4 xícara de alho verde picadinho
Sal a gosto
Pimenta moída na hora a gosto
4 ovos grandes batidos

Refogue o alho no azeite até ficar macio. Acrescente o feijão e desligue o fogo. Espere esfriar um minuto e misture aos ovos batidos com sal. Mexa bem e volte à frigideira. Deixe fritar de um lado, vire, deixe fritar do outro e sirva, quente ou frio.

10 comentários em “Tortilla catalã [com feijão e alho verde]”

  1. Fer, adorei a receita! Tortillas são sempre bem-vindas aqui em casa, ainda mais com um marido que é metade espanhol. Farei a receita qualquer dia desses e depois te conto.
    Beijos.
    É sempre bom passar aqui.

  2. Fer, adorei a receita! Tortillas são sempre bem-vindas aqui em casa, ainda mais com um marido que é metade espanhol. Farei a receita qualquer dia desses e depois te conto.
    Beijos.
    É sempre bom passar aqui.

  3. Fer, adorei a receita! Tortillas são sempre bem-vindas aqui em casa, ainda mais com um marido que é metade espanhol. Farei a receita qualquer dia desses e depois te conto.
    Beijos.
    É sempre bom passar aqui.

  4. Ora aqui está uma ideia genial, tortilha é um prato que faço quando estou com pouco tempo e sou sincera tortilha de batata acaba por enjoar, embora eu por vezes lhe adicione milho, para variar um pouco. Esta receita já está na calha para eu experimentar na próxima oportunidade.

  5. Ai que ideia joia trocar a batata por feijao branco, adorei!! (pq a gente nunca tinha pensado nisso antes hein Fer?!)
    Tipo, eu curto batata, mas sou muito mais fa de feijao branco, deve ter ficado uma delicia sua tortilla Fer, colocou garlic chamou meu nome! hehe!
    Beijos!
    Ana

  6. gostei desta mistura, só mais uma saladinha verde e está feito o banquete,Fer, mandei o gibi segunda-feira,será que já chegou por aí?beijo,boa semana!

Deixe a sua pitada: