crumble de pêra e calvados

crumble_pera_calvados.jpg

Me inspirei em duas receitas diferentes—uma para a farofa outra para o recheio, e fiz esse crumble, que ficou bem suave.
Para o recheio:
5 pêras Bosc
2 maças verdes – Granny Smith
Raspas de uma laranja e de um limão
Sumo de um limão
2 colheres de sopa de Calvados
Descasque e pique as frutas, misture com as raspas, suco e bebida.
Para a farofa:
1/3 de xícara de farinha de trigo
2 xícaras de aveia
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de nozes
5 colheres de sopa de manteiga gelada
1/8 colher chá de sal
No processador, coloque a farinha, 1 xícara da aveia, o açúcar, as nozes e o sal. Pulse até ficar bem misturado. Acrescente a manteiga cortada em cubinhos e pulse ate obter uma farofa. Acrescente a outra xícara de aveia e pulse até ficar bem integrado.
Monte o crumble num refratário, colocando a mistura de frutas e por cima a farofa. Coloque em forno pré-aquecido em 350ºF/ 176ºC por mais ou menos 40 minutos, ou até que a farofa fique dourada. Sirva morno.

5 comentários sobre “crumble de pêra e calvados”

  1. Falei tanto e esqueci de perguntar o que posso usar para substituir o Calvados. De repente um vinho do Porto do bom?
    PS: Suas fotos são excelentes também! Você deveria pensar em montar um book e fazer fotos para restaurantes… fotografar comida é quase como seguir uma receita: parece simples mas é sutil.

  2. Oi Fer,
    Eu sou a Fada da Cozinha. Uma fadinha que gosta de cozinhar sempre que tem tempo. Moro no Rio de Janeiro mas já morei um tempo na Austrália. Foi após essa experiência com uma diversidade de sabores, comida thai, koreana, chinesa – de verdade – japonesa, sem contar os pratos típicos – fish’n’chips and etc. Daí quando voltei comecei a me interessar de verdade pelo mundo dos sabores, ou melhor passei a me interessar na construção desses sabores.
    Montei um blog no ano passado mas ainda não consegui engrenar. Um dia, uma hora…
    Não faço a menor idéia como encontrei seu blog mas achei uma graça. Você escreve de uma forma leve e feliz e suas receitas são práticas e criativas. Já separei algumas para tentar essa semana!
    Acho que vou virar uma frequentadora assídua dessa cozinha.
    Bjs. da
    Fada da Cozinha

  3. Hummmm, to sentindo o cheirinho das peras e macas assadas daqui… (ai como eu gosto dessas frutas cozidinhas…) que dish mais comforting p/ esse tempo frio Fer!!
    Ana

Deixe a sua pitada: