até tu, trufus!

tuber_indicum_truffles.jpg

Um vidrinho de trufas negras à venda por dez patacas? Barbas de molho, minhas senhoras e meus senhores. Essas trufas baratotais, que geralmente o rótulo diz serem francesas, mas umas letrinhas miúdas denunciam—tuber indicum, são na verdade as trufas chinesas, cultivadas massivamente na China. E onde mais? Nem o Paraguai conseguiu essa façanha. Há muitos tipos de trufas. As chinesas se parecem muito com as francesas, mas não têm nem de perto o mesmo sabor. E a trufa francesa custa dez vezes mais. Essas trufas servem pra enganar trouxas, como o azeite trufado que se compra em qualquer supermercado e que não tem nem um pingo de trufa nele. As trufas chinesas são trufas, sem dúvida, mas não são o Real McCoy.
*comprei o vidrinho, provei o gosto borrachudo das ditas cujas chinesas e agora, o que faço com elas? um stir fry?

11 comentários sobre “até tu, trufus!”

  1. Olá Fernanda, por conta das alcaparras salgadas cheguei no seu excelente e bem humorado blog e estou adorando os posts. Parabéns!
    Essa história das trufas “Made in China”, po, os caras não perdoam nada, até as trufas eles estão fazendo mais barato?! Mas valeu a sua preciosa informação, assim como a dos azeites “trufados” que também são pura química. Assim fica difícil, né?
    Um abraço
    Sandra
    R: Sandra, bem-vinda! e muito cuidado com esses chineses! 🙂 abs,

  2. Obrigada, Sally!
    Eu ja tinha lido isso–uma palhacada, nao? Alias, a massificacao do gourmet eh uma coisa ridicula. Essas trufas a dez mangos ou oleo trufado aromatizado com quimicos, so nos priva da experiencia real, que pode acontecer so uma vez na vida, por causa do preco, mas pelo menos vai ser intensa e vai valer a pena. Essa estrategia eh o esquema da quantidade sobre a qualidade… podre!
    um beijo,

  3. Depois que eu soube que a maioria (algo como 99%) dos truffle oil contem um quimico que tem o gosto de trufa, desisti de investir meu dinheirinho nessa “pseudo-preciosidade”
    parece que tem uma marca ou duas que realmente usam trufas para produzir o oleo. O resto e’ tudo quimico.

  4. cruizcredo Fer! até trufa a chinesada anda tentando massificar, que Ó! Não faço a mínima idéia decente de como se amaciam trufas marca diabo,beijo!

Deixe a sua pitada: