usando a farinha de spelt

Uma das grandes buscas da minha vida culinária é a do Santo Graal das pizzas. Estou nessa procura incessante pela receita perfeita, que seria definitivamente adotada como a receita oficial para massa de pizza da Fer Guimarães Rosa. Digo-vos, que já usei muitas receitas. E digo-vos mais ainda, que eu faço muita trambicagem também, usando massas prontas ou semi-prontas. Infelizmente nada me satisfaz plenamente.

Eu andava comprando uma massa pronta de pizza no Co-op, que achei muito, muito boa e que comprei porque não pude resistir à novidade. A massa era feita de Spelt, o grão ancestral, cultivado desde as eras remotas e citado até no velho testamento da biblia. Já tinha comido o grão, cozido como se faz com o trigo ou a cevada. Mas a farinha realmente superou minhas expectativas.

Buscando pela massa novamente no sábado à tarde, dei com os burros n’ água. Mas olhando a seção de bulk das farinhas, vi a farinha de spelt e resolvi que eu mesma iria fazer a massa pra pizza daquela noite. Tenho umas receiitas coringas que vira e mexe voltam a ser usadas, uma delas é essa receita de massa de pizza da Marthinha Heleninha. É uma massa que sempre dá certo, mas que tem que crescer, não dá pra fazer dez minutos antes, como seria a massa de pizza ideal pra mim. Fiz essa receita substituindo a farinha de trigo pela de spelt. A massa com o spelt não cresce tanto quanto a feita com o trigo, mas, ohdear, o cheiro e o sabor dessa massa é algo inigualável. Não é ainda com certeza a massa perfeita, mas está quase lá.

6 thoughts on “usando a farinha de spelt”

  1. Fer, outro dia uma receita de pão de um blog holandês pedia essa farinha de Spelt e eu não consegui decifrar…depois conversando com minha mãe ela me esclareceu mas nunca achei por aqui…Será que na Casa Santa Luzia tem? Deve ser muito interessante!
    Beijos!

  2. Oi Fer, td bom c/ vc? Embora nunca tenha escrito, entro sempre no seu blog pq gosto muito do jeito q vc escreve, e dos seus gatos, são lindosss! Meus pais tinham 1 pizzaria, e tenho 1 receita d pizza q fica boa e é fácil, segue abaixo:
    250 grs de farinha
    125 ml de água morna
    2 colheres de óleo
    1 colherinha de açúcar
    1 colherinha de sal
    15 grs de fermento fresco
    Modo de fazer
    Coloque os imgredientes na tigela e amassse bem. Faça uma bola e deixe crescer ums 15 minutos. Depois é só abrir a massa e rechear à gosto.
    Bom apetite!!

  3. Fer, eu faco uma que fica perfeitamente fininha e crocante (como eu gosto). Eh facil de fazer, mas requer tempo na geladeira. Eu peguei neste link, http://www.pizzamaking.com/thincrust.php , ha muitos anos atras e faco com bread flour. O sauce que uso nao eh o dele, eh o que meu pai fazia, depois te passo, se interessar tb.
    Ah, e nao se assuste com a maquina, eu faco com o rolo mesmo..
    Bjs e Happy Monday:))
    Bri

  4. Fer,já fizestes massa de pizza usando uma parte de grano duro(semolina)? estes tempos comi na casa de uns conhecidos,ficou com uma crocância
    especial,achei uma delícia ,eu mesma ainda não fiz,até me deu vontade de ir atrás desta receita,beijo!

Deixe a sua pitada: