O sorvete da pamonha

sorvetedapamonha.jpg

Tive a idéia fazendo o almoço e concretizei o experimento no jantar. Eu tinha certeza que ele iria detestar. Ao som de rufos de tambores imaginários ele pegou um naco com a pontinha da colher, degustou e deu o veredito:

—dá pra comer!

E pegou outro naco, um pouco maior, que colocou no potinho e comeu sem muito entusiasmo. Já eu não conseguia parar de devorar o meu saboroso sorvete de milho verde. Quisera ter usado o milho amarelo, mas com o branco também ficou bom. Era exatamente o que eu queria e esperava. Comi um tanto a mais do que a boa educação à mesa manda e ainda lambi a colher.

Sorvete da pamonha
2 sabugos de milho verde
1 xícara de buttermilk
1/2 xícara de leite integral
3 colheres de sopa de açúcar demerara
1 pitada de canela moída

Cozinhe e milho na água, escorra e remova os grãos com uma faca. Bata os grãos cozidos no liquidificador com os outros ingredientes. Coe tudo por uma peneira fina e coloque o liquido na sorveteira. Eu não usei muito açúcar pois o milho daqui já é bem doce, mas isso fica a critério do freguês. Pra mim esse sorvete ficou perfeito. E pra ele, deu pra comer!

21 comentários sobre “O sorvete da pamonha”

  1. Fer, hubby está em Houston! Eu já passei uma listinha para ele, e me esqueci da sorveteira, ainda bem que entrei aqui hoje, depois de ver que tinha uns 20 posts seus não lidos no meu bloglines. Vou tentar incluir na lista… ele está com o tempo contado, não vai ter nenhum final de semana aí… Bjs!

  2. * Luciana, te mandei um e-mail pvt, mas ele retornou. Vou deixar aqui a sua resposta entao:
    Luciana, voce nao precisa investir numa sorveteira de 300, pois a de 60 faz muito bem o seu trabalho. Eu comprei essa Cuisinart:
    http://www.amazon.com/Cuisinart-ICE-20-2-Quart-Automatic-Frozen/dp/B00000JGRT/ref=pd_sbs_k_1/002-0742596-1911256
    Tem um tamanho maior, mas essa esta mais do que boa — ate um pouco
    grande, pra duas pessoas. Estou satisfeita!
    bjs,

  3. Fer, voce esta animando todo mundo a comprar uma sorveteira 🙂 Como ja te perguntaram ai, eu repito: alguma dica pra comprar essas maquininhas maravilhosas? Eu estava numa loja de cozinha no sabado e tinham duas em promocao, fiquei com a maior vontade de comprar mas nao tenho nem ideia do que e importante numa maquina dessas. Uma custava $60 e a outra $300! Se voce puder falar um pouquinho da sua e porque a escolheu, ja ajuda 😉 Beijos!

  4. Essas suas últimas receitas devem ter ficado deliciosas! As nectarinas cozidas então, nem se fala.
    Esqueci de comentar na minha última visita sobre o novo sabor de sorvete da Haagen-dazs: Banana Split. Você já provou, Fer? Eu sei (veja que já estou íntima) que você não gosta de coisas doces demais, mas esse ficou di-vi-no. Se você fechar os olhos parece que está numa sorveteria dos anos 80/90 chupando o sorvete. Nossa, me empolguei na viagem. (risos)

  5. Fer, vejo q esta aproveitando bem sua sorveteira!! Adorei sua sugestao, pois estava mesmo procurando um sorvete de milho p/ fazer esses dias, mas nunca teria tido a ideia de usar buttermilk. Gostei de saber que fica bom!!!
    Ana

  6. fer, você está me saindo uma sorveteira e tanto, hein! vai ser aclamada a ‘rainha dos sorvetes’ do ano, ahauhauahauhaua! esse de pamonha eu não sei se gostaria. eu amo pamonha, mas sou conservadora… bjs

  7. Você foi a gotinha que faltava para eu comprar uma sorveteira. Acabei de pedir a minha na net e estou ansiosa para começar a produção, já que sou louca por sorvete. Essa receita de milho será executada com certeza. Aqui no Ceará se come sorvete o ano inteiro, o calor é grande! Bjtos.

  8. adorei a sua receita. acho que vocês no vosso país fazem coisas deliciosas… e já tomei nota da receita para fazer por cá agora que o calor aperta.
    parabéns pelo seu blog que é delicioso.

  9. Fer, por CULPA SUA e de seus sorvetes maravilhosos, estou me sentindo OBRIGADO a comprar uma sorveteira dessas. Sério. Todos ficam lindos.
    Tem alguma dica de marca boa de sorveteira? Ou todos servem?
    Beijos

  10. Depois de ler e ver tanto sobre sorvetes, já coloquei a cuba no freezer. Mas, São Paulo gelou outra vez e vou ter que esperar mais uns dias.
    Fiquei com água na boca com o sorvete de milho e já imaginei uma caldinha de goiaba por cima.

Deixe a sua pitada: