A idéia era fazer um risotto com cogumelos frescos que eu tinha comprado na semana anterior no Farmers Market. Mas quando abri o saquinho de papel que estava na geladeira, vi horrorizada uns pobres monstrengos ressecados e com manchas amarelas—eee-e-ca!
Refiz meus planos sem os cogumelos e com queijos para substituí-los. Mas eles acabaram entrando na receita de qualquer maneira, pois usei como liquido um caldo de cogumelos que eu uso às vezes no lugar do caldo de legumes. Não tem receita, eu compro pronto, orgânico.
Uso sempre uma receita básica para fazer o risotto, que pede 4 xícaras de liquido para cada xícara de arroz. Numa panela, refogue um picadinho de 1/4 de cebola em 2 colheres de sopa de manteiga. Quando a cebola estiver molinha acrescente o arroz e refogue mais um pouco. Jogue 1 xícara de liquido—a primeira xícara é sempre de vinho branco. Deixe secar, mexendo de vez em quando. Então vá acrescentando as outras 3 xícaras de liquido quente, uma de cada vez, e mexendo e deixando secar. Usei o caldo de cogumelos. Quando a última xícara estiver secando, acrescente o queijo. Eu usei três tipos de queijo forte, cortados em cubinhos. Deixe o queijo derreter e desligue o fogo. Veja se precisa de mais sal para o seu gosto e jogue um punhadinho de ciboulettes picadinhas. Sirva com mais queijo ralado. Eu usei o sap sago suiço,
Um cantinho assim, não tem preço; vale mais do que qqr restô estrelado. E o risoto só vem agregar mais valor.
bj
Fer, eu fiz ontém com os cogumelos, ficou delicioso, mas como fiz o pacote inteiro de arroz, coloquei uma 3 taças de vinho, depois boto a foto do bicho 🙂
Beijocas
Fer,
Amo risottos, mas sempre acho que os meus ficam “faltando um tchan”, sabe?
Aqui no Rio tá friozinho…
Esse seu risotto bateria um bolão!!!
Bjs
Depois do meu primeiro ensaio de rizotto, acho que já me posso atrever a experimentar a fazer este, parece uma delicia. Ao pé do meu é rei!
Anotada mais uma receita. E concordo com os comments: foto e clima maravilhosos! Bjo
Adorei!!! As vezes o improviso nos surpreende…
As fotos tbm estão o fino da bossa, como tu costuma dizer, 🙂
OBS: a gatona da última foto é a proprietária dessa cozinha?
Fernanda,
Vc tava linda na foto da vinícola, precisa aparecer sempre….e seu almoço….uma delícia…
EU QUERO ESTA TOALHAAAAAAA!!!!!!!!!!!
Bjo
Vera do ceramica
Fe, adorei o visual da mesa! ai que delícia. Isso é uma das poucas coisas que sinto falta da minha (ex) casa: o quintal…
Ai e esse risoto… hmmm
beijocas.
Que delícia de mesa, e o risotto deve ter ficado maravilhoso…
Deve ter ficado bem bom, até sem os cogumelos! 🙂
Beijão.
Fezoca, o risotto deve ter ficado delicioso!!!
Adorei a mesa no seu quintal…linda!!!
Bjs grandes
Adorei a receita do risoto. Mas a foto do bonitão, necas de pitibiriba, né?! Estava curioso pra saber como é o queijo derretido por cima, a textura, enfim… Detalhes que, por mais que possamos imaginar, são confirmados (ou indescritivelmente frustrados) pela foto.
Tem mais um pouco na geladeira? Que tal uma foto?
Beijos
Luiz
Meina, eu nunca tinha visto esse queijo fat free. É do Whole Foods?
adoro este prato tão versátil,semana passada fiz um de alho-poró que ficou tão saboroso,na mesma onda do poró fiz hoje a noite um creme de mandioquinha com ele, ficou um creme tão delicado porém de gosto marcante..beijo!
“Querido, vou jantar ali em Davis e já volto..” rsrsrsrsrsrsrsrs
Fer , aplausos , aplausos , ADORO risotto é um prato super versatil , vai bem com tudo de carne a legumes e peixes , rápido , fácil e delicioso como devia estar esta sua preparação , fiquei aqui só imaginando o sabor ! Oh delicia !!!
beijos
Risotto é tudo de bom, inda mais com a produção para o ‘almoço fora de casa’!
Beijinhos,
Na cozinha,`as vezes precisamos de improvisação…bjo.
Fê prendadíssima, que visual, hein! Adorei!
linda mesa… deu até lumbriga rsrs
pena que estou na fase sem brancos (leite, farinhas, açucares e afins)
mas calminha que passa já!
deixa esse meu organismim entrar nos eixos
tudo de bom pra vc!
Fer, você usa aquele arroz italiano pro risoto, aquele branquinho de neve ? Eu amo risotto, outro dia fiz um de camarao, mas esse dai deve ficar baodimais 🙂 Beijocas (e você tah chiquetésima nas fotos da vinicola portuguesa, o cabelo tah lindo, quero um igual ! 🙂