ranguinho oriental

tofuandgreens.JPG

Eu costumo fazer esse tofu com verdura, quando preciso gastar as verdinhas acumuladas. Mas nem é só por isso, mas sim porque é bom! Hmm! Normalmente eu frito o tofu dos dois lados e cubro com um molho teryaki, desses prontos. Eu comprava um picante feito por um restaurante japonês daqui de Davis, que infelizmente fechou. Mas qualquer outro serve. Depois eu refogo a verdura no azeite e alho, temperando com sal a gosto no final.
Hoje eu fiz diferente, pois cozinhei o tofu no broiler – que é aquela parte do fogão que cozinha com um foguinho por cima da comida, excelente para gratinar, e também ótimo para assar. Para fazer o tofu no broiler, aqueça o forno bem quente – 500ºF/260ºC e coloque uma frigideira de ferro no centro. Quando o forno atingir a temperatura desejada, coloque o tofu cortado ao meio na frigideira, desligue o forno e ligue o broiler. Coloque a frigideira na grade de cima do forno, mais próximo da chama. Asse por uns quinze minutos. Retire a frigideira do forno com cuidado, coloque o tofu num prato e cubra com o molho teryaki. Sirva com a verdura cozida, eu fiz um maço de bok choy.
Também acrescentei um macarrão soba de chá verde, que eu precisava experimentar. Cozinhei normalmente e fiz um molhinho com shoyo, suco de um limão, raspas desse mesmo limão, sake, um raminho de cebolinha picada bem fininha e um punhadinho de gergelim branco torrado.

5 comentários sobre “ranguinho oriental”

  1. Que coincidencia Fer!! Nos tb tivemos um jantar oriental. KC fez pot stickers (do Costco mesmo) para os kids + YakiSoba com repolho e straw mushrooms (desculpa, nao sei o nome em port).Como nao como potstickers (eles sao de frango e veggies) comih um delicioso Masala Burger, do Trader Joes. Yum!!!
    PS: o burger podia ter um pouco menos fat, que aih seria perfeito!! Pra quem curte comida indiana, eu recomendo mesmo assim.
    Bjs
    Bri

Deixe a sua pitada: