vegetable scraps broth

Não sei como que nunca pensei nisso, sendo a pessoal frugal que sou. Mas foi a Claire e a Alison que tocaram no assunto: vegetable scraps broth. Fazer caldo de legumes com aqueles pedaços que cortamos dos legumes e verduras e normalmente jogamos fora, caules, folhas, casca, pontas. Vai jogando tudo num saco plástico com fecho e coloca na geladeira, ou mesmo no congelador. Quando tiver uma quantidade razoável, coloca na panela com água e deixa cozinhar. Eu faço o meu broth na panela elétrica – e eu tenho uma enooorme. Assim posso deixar cozinhando e ir dormir ou ir trabalhar, sem preocupações de pôr fogo na casa. Conselho da Alison: use tudo menos o brócolis, pois ele não cozinha bem nessa situação e acaba dominando e acrescentando um sabor ruim ao caldo.
Outra dica que aprendi anos atrás com uma argentina e que achei fenomenal. No inverno temos a temporada dos citrus. É também a época de acender lareira, porque ajuda muito a esquentar a casa. Pois guarde todas as cascas dos citrus e jogue no fogo, quando lareira estiver acesa. O aroma que se espalha pela casa é delicioso!

4 comentários sobre “vegetable scraps broth”

  1. Olá 🙂
    Queria acrescentar mais uma dica que aprendi outro dia e que serve para quem tem máquina de lavar loica: depois de usar citrinos (o melhor é o limão) coloca-se as cascas (ainda com polpa) na prateleira de cima e faz-se uma máquina assim… fica a cheirar bem a loiça e a máquina, sendo uma forma nada agressiva de lavar todo o seu interior!
    Beijinhos a todas e boa semana!
    Floppy

  2. Fer, eu não tenho lareira… Mesmo porque o clima de calo até no pseudo inverno não permite meeeeesmo. Mas eu costumo fazer lavandinhas com as cascas de laranja. Facim, facim: esqueno uma aguinha coloco as cascas e jogo a água por cima em potinhos e espalho pela casaa. Acaba com os cheiros de cigarro (coisa feia esse povo que fuma). Fica um cheirinho… Mas tão logo eu tenha uma casinha numa montanha qualquer (sonho…) com lareira e tudo, vou fazer o que vc ensinou

  3. Fezoca, muito boas estas dicas que tu deixaste aqui, adorei a dica das cascas dos citrus para a lareira, nunca tinha pensado nisso…eu tenho uma lareira e vou experimentar essa dica pois eu adoro aromas ainda mais quando são de frutas!!!! :0)
    Beijos grandes

Deixe a sua pitada: