sopa de couve-flor com gorgonzola

cawliflowersoup.JPG

Li em algum lugar uma receita assim, de couve-flor com gorgonzola e fiquei bem animada, pois ainda tinha um buquê da couve que comprei para o risotto. Também tinha um tantinho de gorgonzola, que queria gastar, depois do trauma da abóbora! Não achei a receita, então foi sem mesmo.
Assei os floretes de uma couve-flor pequena regados com azeite em forno alto. Numa panela fritei um dente de alho num pouquinho de azeite. Juntei os floretes assados e 1 litro de caldo de legumes. Deixei ferver por uns minutos e então triturei a couve-flor dentro da panela mesmo, com o mini-mixer de mão. Voltei a panela para o fogo e acrescentei meia xícara de half-half [pode ser creme de leite fresco], o gorgonzola [que deu mais ou menos uma colher de sopa] e um cubinho de queijo brie que eu queria terminar. Deixei o queijo derreter, desliguei o fogo, coloquei sal e pimenta do reino moída na hora a gosto. Voalá! A sopa ficou cremosa com pedacinhos molinhos da couve-flor e como o gorgonzola desta vez foi discreto, o sabor predominante foi mesmo o do legume.

7 comentários sobre “sopa de couve-flor com gorgonzola”

  1. Fer, a última sopa de couve-flor que comi foi na casa da Cris, há algumas semanas. Estava DIVINA, acho que foi a melhor que já comi até hoje! Mas como também adoro gorgonzola, acho que deve dar um toque todo especial… Nham! ;o)

  2. Fer,
    Quando solteira, minha mãe fazia uma sopa-creme de couve-flor que era uma delícia! Agora te lendo aqui, fiquei com água na boca para experimentar essa. Acho que o paladar do gorgonzola, quando bem dosado, dá um toque especial aos pratos. Vai pra minha lista agorinha!
    beijos,

Deixe a sua pitada: