Acho que exagerei um pouco nas minhas catações de cítricos neste inverno. Um dia recebi um texto do meu filho, com fotos de árvores de limão [gigantes!] e grapefruit. Larguei tudo e fui correndo lá onde ele estava. Voltei com sacolas e mais sacolas de limões monstruosamente grandes e muitos, muitos grapefruits. Voltamos pro campus e passamos pelas árvores de kinkans onde eu sempre colho minhas laranjinhas anualmente e o Gabriel ainda me mostrou uma outra árvore, escondida num cantinho que eu não conhecia. Catei muitas laranjinhas kinkas, que se juntaram com os limões rosas e com as laranjas. Ainda estou tentando gastar todas essas frutas. Fiz algumas coisas básicas com as kinkas, além de comê-las como pipoca. Essa receita fica deliciosa, usei pra servir sobre sorvete, mas pode-se usar em panquecas, waffles, para decorar bolos, como quiser!
500 gr de laranjinhas kinkans fatiadas fininho, sem as sementes
6 colheres de sopa de vinagre de champagne
4 colheres de sopa de açúcar granulado
1/2 colher de chá de gengibre ralado [*não usei, opcional]
Misturar as laranjinhas fatiadas com o vinagre de champagne e as 4 colheres de sopa de açúcar. Se quiser adicione gengibre ralado. Deixe macerar por 30 minutos [ou até 4 horas]. Pré-aqueça o forno a 350°F/176°C.
Espalhe as kinkans maceradas e o suco que formar numa assadeira forrada com papel vegetal. Leve ao forno por 30 minutos. Retire as laranjinhas do forno e deixe descansar por 6 a 8 minutos. Elas podem ser servidas em temperatura ambiente ou refrigeradas. Guarde na geladeira num recipiente hermeticamente fechado. Eu servi sobre bolas de sorvete de baunilha.
Fer, fiquei com vontade de fazer! Posso substituir o vinagre de champagne por outro tipo?
R: acho que sim, Mariane. o importante é a acidez. tenta com vinagre de vinho branco ou de maçã.
Fer… fico imaginando você com as sacolas lotadas! Que coisa boa! Beijo
beijao Nat! 🙂
Delicia… só vi na televisão mais vendo que é possível e facil fazem vou tentar …parabens…