Se você curte os bolos de cenoura americanos, daqueles cheios de especiarias, vai adorar essa receita. Até eu que não sou super fã, adorei. Fica um bolo fino, mas bem denso e úmido. Eu preparei no sábado antes do dia das mães e levei o bolo pra casa do meu filho no dia seguinte. Acho que foi um presente pra ele, que devorou várias fatias e ficou com as sobras. Eu fiz como a receita recomenda, cobri bolo com plástico e deixei descansar para servir apenas no dia seguinte. Acho que vale a pena o longo tempo de espera!
1 e 1/2 xícaras de amêndoas torradas sem sal
1/4 de xícara de açúcar turbinado [cristal]
1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de noz-moscada ralada na hora
2 colheres de chá de raspas da casca de limão
4 ovos caipiras grandes
1/3 de xícara de açúcar branco orgânico
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 xícaras de cenoura ralada finamente
Aqueça o forno a 350ºF/ 176ºC graus e coloque a grade no centro do forno. Unte uma forma de fundo removível de 22 cm com manteiga e forre com papel vegetal. Unte o papel também. No processador de alimentos coloque as amêndoas e do açúcar turbinado. Pulse até que as amêndoas fiquem bem moídas. Adicione o fermento em pó, o sal, a canela, a noz-moscada e as raspas de limão e pulse novamente. Na batedeira coloque os ovos e bata bem até até ficar um creme espesso. Adicione o açúcar orgânico e continue a bater até obter uma mistura bem espessa. Adicione a baunilha. Junte a mistura de amêndoas e as cenouras raladas bem fino em três adições alternadas, batendo em velocidade baixa. Coloque a massa na fôrma preparada. Coloque no forno e asse por uma hora até a que o bolo fique firme e dourado. Retire do forno, deixe esfriar sobre uma grade por 10 minutos. Passe uma faca ao redor das bordas e desenforme cuidadosamente. Remova o papel vegetal da base do bolo. Coloque em uma travessa e deixe esfriar completamente. Embrulhe em plástico e deixe descansar até o dia seguinte.
Já anotei o link dessa receita! Adoro e coleciono receitas de bolo de cenoura, exatamente desse tipo: úmido, com especiarias e com cenouras raladas (ralo grosso para ficar bem pedaçudo!). Pode continuar a fazer muitas variações sobre o tema… vou testar todas, ok?
Beijos
R: podexá! beijao! 🙂
só escrevo para dizer que adoro seu blog. mal sei fritar um ovo, sou tradutora e, ultimamente, ando fazendo muito texto de cozinha. ao pesquisar, volto e meia venho dar no seu blog. agora me acostumei a ler, sem qualquer intenção de reproduzir qualquer receita. mas como se fosse um romance, um diário…virou um vício. é um gosto ler. siga, sempre. bjs ada
R: Ada, muito obrigada por me dizer isso, porque alem de feliz , me deixa tambem motivada. um beijo! 🙂
Amo estas suas receitas de comidinhas sem glúten Fezoca. Que maravilha 🙂
R: aproveite, Ameixinha! :-*