Pro almoço de páscoa eu fiz um presunto daqueles típicos com osso no meio e pincelado com açúcar mascavo e especiarias. Pra acompanhar quis fazer coisas simples. Um foi apenas um purê de batatas bem cremoso, engrossado com creme de leite e manteiga. O outro foi a salada primaveril que decidi fazer de último minuto. E o acompanhamento principal foi essa torta de ervilha e ricota. Eu não poderia ter feito uma escolha mais perfeita. A torta complementou todos os outros pratos e foi a melhor representante da festividade comemorada naquele dia.
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 cebola bem picadinha [cerca de 1/4 de xícara]
2 xícaras de ervilhas [pode ser fresca ou congelada]
1/4 xícara de água ou caldo de galinha
1 xícara de ricota fresca integral
1/4 colher de chá de noz-moscada
4 ovos caipiras grandes
1/4 xícara de creme fraiche [usei sour cream]
1/2 xícara de queijo parmesão
2 colheres de sopa de hortelã fresca picada finamente
2 colheres de chá de raspas da casca de limão
1 colher de chá de pimenta do reino moída na hora
Sal a gosto
Preaqueça o forno a 375ºF/ 200ºC. Unte uma forma de fundo removível 22 cm e forre com papel vegetal. Derreta a manteiga em uma panela em fogo médio. Adicione a cebola e cozinhe até ficar macia, mais ou menos por um minuto. Adicione as ervilhas e 1 colher de chá de sal e refogue por um minuto. Adicione a água ou o caldo. Cozinhe até que as ervilhas estejam macias e líquido tenha evaporado. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Transfira metade das ervilhas para um processador de alimentos e faça um puré. Adicione a ricotta e a noz-moscada e pulse para misturar. Adicione os ovos um de cada vez, misturando bem após cada adição. Transfira tudo para uma tigela e junte o creme fraiche [ou sour cream] e o queijo ralado. Adicione as ervilhas restantes, o hortelã, as raspas de limão, 1/2 colher de chá de sal e pimenta do reino moída na hora. Despeje tudo na forma preparada. Polvilhe com um pouco de queijo parmesão. Leve ao forno e asse até que as bordas estejam douradas e o centro esteja cozido, por cerca de 30-35 minutos. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Remova da forma, coloque numa travessa e sirva morno ou em temperatura ambiente.
Olá Fernanda! Cea estou revisitando essa receita!! Tomo a liberdade de fazer mais uma perguntinha: você acha que essa receita pode funcionar em porções individuais, como de cupcake? Gostaria de levar para um picnic e acho que talvez no formato muffin pode ficar mais pratico …. Será que vale testar? Abraços!
R: com certeza Daniela! nao vejo porque nao. depois me conta! abraço!
Ajudou sim! Obrigada
Olá Fernanda! Voltei!
2 dúvidas:
1. Tenho dificuldade de achar sour cream no Brasil, e tb não vejo creme frâiche. Vc conhece algum outro substituto?
2. Vc acha q se eu fizer numa forma sem fundo removível, pode dar certo na hr de desenformar?
Obrigada!
Oi Daniela, para substituir o sour cream, tem dicas AQUI. ou use um iogurte drenado, bem denso. Se voce forrar a forma com papel manteiga ou vegetal, nao vai ter problema pra desenformar. espero ter ajudado! 🙂
Fernanda, adoro seu site! As receitas, a linguagem, as fotos… Tudo!
Ainda aproveito para matar a saudade do norte da Califórnia, onde tive o prazer de morar por um tempo!
Parabéns!
Estou enfim lendo o livro da Edna Lewis que vc já sugeriu aqui.
É apaixonante.
Obrigada
R: oi Daniela, que bom que o Chucrute serve pra tanta coisa boa. O livro da Edna é uma preciosidade. Aproveite a leitura. beijo!
Qu delícia Fer.. Tb deve ficar óptima com favas, acho que vou experimentar 😉
R: com certeza, Susana. se fizer me conta! beijo :-*