sbrisolona
[bolacha italiana de amêndoa]

sbrisolona-1.jpg

A receita diz que o sbrisolona é um bolo, mas depois de fazê-la eu discordo dessa categorização. A não ser que eu tenha feito tudo errado, isso é uma bolachona. Pela descrição é isso mesmo, uma bolacha farofenta, quebradiça e absolutamente deliciosa. A receita pede por uma forma de 25cm mas eu decidi fazer em seis pequenas [de 10cm] e uma média [de uns 18]. Deu certinho. Nós comemos uma bolacha cada um, acompanhadas de infusão de gengibre e limão, o Uriel empacotou duas e o restante eu levei pro trabalho, onde distribuí entre colegas e amigos. Todo mundo que comeu gostou e elogiou. Meu chefe estava comendo um pedaço quando entrei na sala e o ambiente cheirava a laranja. Uma delicia! Um bom presente e uma boa maneira de iniciar o ano no ambiente de trabalho.

1 e 1/2 xícaras [200 gr] de amêndoas
Amêndoas extras para decorar
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha de semolina
1 xícara de açúcar
1/2 colher de chá de sal kosher
Raspas de 1 laranja grande
1 colher de chá de sementes de anis e um pouco mais para decorar
1 xícara [226 gr] de manteiga sem sal amolecida
2 gemas de ovo grande
Açúcar de confeiteiro para polvilhar [opcional]

Pré-aqueça o forno a 350°F /176ºC. Unte uma forma de fundo removível de 25 cm com manteiga. Forre com papel vegetal e unte novamente. Eu usei seis dessas forminhas de fundo removível pequenas, com 10 cm e outra pequena de uns 18cm. No processador de alimentos coloque as amêndoas e pulse até elas ficarem moídas mas não pulverizadas. Em uma tigela grande misture as amêndoas moídas, as farinhas, o açúcar, o sal, as raspas da laranja e as sementes de anis. Usando as mãos, misture a manteiga e as gemas de ovo até ficar incorporado. A massa fica grudenta e grossa, não é uma massa uniforme e lisa. Espalhe a massa pela forma [or forminhas] uniformemente. Decore com amêndoas inteiras e sementes de anis. Asse na grade média do forno por uns 30 minutos. Comece a checar nos primeiros 10 minutos se fizer em forminhas menores. As bolachas estarão prontas quando o centro ficar dourado. Remova do forno, deixe esfriar completamente e remova cuidadosamente das formas ou forminhas e transfira para uma travessa grande. Se quiser pode polvilhar com açúcar de confeiteiro. Eu não quis.

sbrisolona-2.jpg sbrisolona-2.jpg

Um comentário em “sbrisolona
[bolacha italiana de amêndoa]”

  1. Você não errou nada não. A caracteristíca da sbrisolona é essa mesmo. “Briciola” em italiano (ou “brisa” em dialeto de Mantova, cidade onde nasce essa receita) quer dizer migalha. Seria como dizer torta “esmigalhona”. Mas a idéia de fazer biscoitos é legal e, talvez, esteticamente melhor.
    R: que bom! \o/

Deixe a sua pitada: