saladas com jerusalem artichoke

jerusalemartichokes-salad.jpg

Em novembro do ano passado, quase perto do Thanksgiving, uma amiga do meu chefe apareceu no trabalho com um balde cheio de terra. Do balde ela foi removendo raízes e colocando em sacos plásticos junto com um outro tanto de terra. E foi explicando que as raízes eram do quintal dela e deviam ficar na terra pra evitar que ficassem verdes, enquanto estivessem fora da geladeira. Eu ganhei um saco, mas como a distribuição não teve muita popularidade entre os outros colegas, eu acabei levando mais um sacão extra delas pra casa. Foi assim que eu acabei com um estoque enorme de jerusalem artichoke [ou sunchokes ou tupinambos] que me rendeu algumas deliciosas receitas. Primeiro fiz eles assados, usados nessa salada e o restante numa sopa simples. Na terceira receita, usei as raízes cruas e fiz uma salada enorme, que levei numa festa. Infelizmente não fotografei a saladona, que ficou linda e deliciosa. Mas vou colocar a receita aqui, para ficar registrado, caso alguém precise de ideias.

salada de jerusalem artichoke com beterraba assada e molho de laranja
4 beterrabas pequenas
8 jerusalem artichokes
Rúcula ou outro tipo de folha verde
1 cebola roxa pequena
Queijo de cabra em pedaços [*opcional—eu esqueci]
1 laranja
Vinagre de vinho branco
Folhas de louro
Azeite de oliva
Alho espremido
Sal Kosher a gosto
Mel a gosto
Pimenta do reino moída na hora a gosto

Pré-aqueça o forno a 400°F/ 205ºC. Embrulhe as beterrabas em papel alumínio, coloque sobre uma assadeira e leve ao forno por uns 40 minutos ou até que elas estejam macias. Remover do formo, deixar esfriar, remover a casca esfregando com os dedos e cortar em quatro.

Lave bem os jerusalem artichokes para remover toda a terra. Corte em pedaços, tempere com azeite, sal, pimenta do reino moída na hora, alho espremido, um pouco de vinagre de vinho branco e folhas de louro. Coloque numa assadeira e leve ao forno por 15 a 20 minutos, até os pedaços ficarem macios por dentro e dourado por fora. Remover do forno e reservar. Lave e seque as folhas verdes da sua preferência. Corte a cebola roxa em fatias finas.

Faça o vinagrete misturando o suco e as raspas de uma laranja, 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco, 2 colheres de sopa de azeite, e mel, sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.

Coloque as folhas verdes sobre uma travessa, por cima as beterrabas, os jerusalem artichokes, a cebola roxa, o queijo de cabra em pedaços, tempere com o vinagrete e sirva.

salada crua de jerusalem artichoke com nozes e laranja
1/2 quilo de jerusalem artichokes
2 colheres de sopa azeite extra virgem
1/3 xícara de salsinha picada grosseiramente
1/4 xícara de nozes torradas e picadas
2 colheres de sopa de raspas da casca de laranja
1/3 de xícara de queijo feta
Sal marinho ou Kosher a gosto
Pimenta do reino moída a gosto

Corte os jerusalem artichokes em fatias finíssimas usando um mandoline. Coloque as fatias numa travessa grande e tempere com azeite. Coloque por cima a salsinha, as nozes, as raspas de laranja e o queijo feta. Tempere com sal e pimenta e sirva.

jerusalem-artichokes.jpg jerusalem-artichokes.jpg

2 comentários em “saladas com jerusalem artichoke”

Deixe a sua pitada: