Nossa ceia de Natal brasileira foi super simples—um pernil assado, que compramos temperado e que ficou no forno por nove horas, um arroz sete grãos que cozinhei somente com sal e manteiga, uma salada de beterraba assada acompanhada de ricota de búfala, outra salada de rúcula com laranja, erva-doce, cebola roxa e azeitonas pretas e essa farofa, que foi o centro das atenções e elogios. Na casa do meu cunhado, a sogra dele, Dona Luci veio me perguntar se eu achava que se ela fizesse uma farofa fria de limão com um dia de antecedência correria o risco dela ficar amarga, Quando eu ouvi as palavras FAROFA FRIA DE LIMÃO a minha resposta foi —não vai ficar amarga não e EU QUERO ESSA RECEITA PELOAMORDEDEUS! Dona Luci muito querida e prestativa foi pra casa dela e de á ligou pra neta e ditou a receita, que chegou até as minhas mãos em tempo record, escrita numa folha de caderno decorada com ursinhos Puff cor-de-rosa na letra cursiva de menina caprichosa [obrigada, Luara!]. Fiz a farofa no dia seguinte e posso afirmar que se eu achar as farinhas de milho e de mandioca flocada por aqui, essa receita vai ser repetida muitas vezes, porque ela é da categoria Fino da Bossa. Fica uma farofa fofinha, bem cítrica e refrescante, um ótimo acompanhamento para uma carne mais forte. E não precisa nem usar o fogão!
1 cebola picada
3 ovos caipiras cozidos e picados
3 tomates sem pele picados [*omiti]
200 gr de azeitonas verdes sem caroço picadas
Cebolinha e salsinha picadas
1/2 xícara de suco de limão [*usei o tahiti]
1/2 xícara de azeite [pode misturar metade azeite, metade óleo vegetal]
2 xícaras de farinha de milho em flocos
2 xícaras de farinha de mandioca em flocos
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Amêndoas picadas [*pode usar nozes e castanhas de caju]
Uvas passas sem sementes picadas
Numa vasilha colocar as farinhas e hidratar com mais ou menos 1/2 xícara de água. Vai colocando água e mexendo bem a mistura de farinha com as mãos. Não pode deixar molhada, apenas levemente úmida. Numa outra vasilha coloque todos os outros ingredientes, junte as farinhas, misture bem, coloque numa travessa e sirva. Guarda bem de um dia para o outro coberta com um plástico, fora da geladeira.
Oi Fer: Fiz a farofa ontem a noite, pensando no almoço de hoje. Acontece que ficou tão boa que não teremos farofa no almoço de hoje. Deliciosa, aprovadíssima e já eleita curingona da vez. Coloquei tomatinhos cerejas picados, esqueci das castanhas, mas nem fizeram tanta falta. Beijo da especialista em chucrute, eu.
R: Ana, que delicia!! essa farofa fica realmente diferente e o bom é que não vai no fogo, né? beijao! 🙂
eu conheço essa farofa com cenoura ralada e crua, minha tia tb faz todo o natal…experimenta adicionar, eu gosto bastante, vou fazer essa versão sem pra provar, beijinhos
R: deve ficar bom con cenoura tambem! obrigada pela dica, bjos
Ótima receita, nunca vi coisa parecida – devidamente arquivada para uso em breve.
Abraços Fer, feliz 2014!
R: Feliz 2014 pra voce tambem Wair! beijo 🙂
Fer, sou FISSURADA por farofa e essa receita fez meu coracao pular uns quatro batimentos, serio!
farinha de milho em flocos vai ser jogo duro de achar, mas vou fazer o possivel…
R: vale a pena trazer do Brasil, Sally! 🙂