Todo ano nesta época é o mesmo déjà vu quando eu desembesto comprando e comendo figos, porque será minha última chance até o próximo verão. Na semana passada foi uma esbórnia e pra não correr o risco de nenhum figo estragar, decidi fazer uma torta. Procurei por receitas bacanas, como não encontrei nenhuma que me agradasse resolvi improvisar e adaptar essa receita de torta de abobrinha [não riam!] e fazer uma versão doce. Deu certinho e ficou do jeito que eu queria. Essa torta de figos frescos com queijo de cabra foi um sucesso de público e crítica.
para a massa:
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/4 colheres de chá de sal
2 colheres de chá de açúcar
Sementes de erva-doce
8 colheres de sopa de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubinhos
3 colheres de sopa de água gelada
para o recheio:
150 gramas de queijo de cabra
Mel a gosto
10 figos frescos cortados em fatias
Sementes de erva-doce
Vinagre balsâmico com fruta e azeite extra-virgem
Pré-aqueça o forno a 425º F/ 220ºC. Para fazer a massa adicione a farinha, um punhadinho de sementes de erva-doce o sal e o açúcar numa vasilha grande e misture com um batedor de arame para combinar. Espalhe a manteiga sobre os ingredientes secos e esmigalhe tudo junto rapidamente com a ponta dos dedos até formar uma textura de farofa. Polvilhe a água fria sobre a mistura e mexa com um garfo até formar uma massa densa. Pode fazer isso num processador de alimentos, que foi como eu fiz. Pressione essa massa em uma forma de 25 cm com fundo removível.
Para fazer o recheio misture o queijo de cabra com o mel em uma tigela pequena. Espalhe essa mistura de queijo em uma camada sobre a massa já na forma. Disponha as fatias de figo por cima do queijo Regue com um fio de azeite e um fio de balsâmico de fruta e salpique com um pouquinho de sementes de erva-doce. Leve ao forno por 20 minutos, até que as bordas estejam douradas. Remova do forno, deixe esfriar um pouco, desenforme e sirva.
ai que bela tarte, eu que adoro figos
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/09/Galette-de-Maca.html
Oi Fernanda, td bem?
Leio seu blog há um tempinho e hj tive a ousadia de comentar só para indicar outra receita de torta de figos com queijo de cabra!
Perdoe, não resisti, ela está há um tempão na minha cabeça mas aqui no Rio de Janeiro não encontro figos orgânicos (só aqueles exemplares aguados do supermercado).
http://www.ottolenghi.co.uk/fig-and-goat-s-cheese-tart-shop
Um beijo e parabéns pelo seu blog, eu adoro
R: muito obrigada, Roberta! essa receita do Ottolenghi parece maravilhosa. um beijo! :-*
Santa criatividade Batman, que adaptacao Fer!
A torta esta simplismente um show, nao me canso de olhar a foto e os figos…!!! So pode mesmo ter ficado uma exploao de delicia essa combinacao.
Beijos
Ana
R: obrigada, Ana! beijo
Oi Fer. Só faltou dizer que além de sucesso de público e de crítica, ficou linda! De lamber a tela do computador(rrss).
Abraços.
R: abraços, Valeria!
Oi! recentemente, eu ví essa receita, que me chamou muita atençao http://gastrolandia.uol.com.br/receitas/torta-de-figo/
eu amo figos, e fiquei com ela na cabeça, mas nao pude fazê-la ainda! quem sabe você também vai curtir…
R: muito obrigada! vou guardar a receita.
UAU, Fer!!!! Mais uma vez, UAU! Quero fazer tbem!
R: faz sim, Isa!