final, ponto. inicio, três pontos.

Antes que o mês de janeiro termine, preciso contar como ele começou. Nós não somos pessoas muito organizadas e apesar de estarmos em férias e saber que queríamos passar a virada do ano em algum lugar bacana, demoramos para decidir onde. Quando fomos escolher o lugar, restaurante e hotel, muita coisa já não estava disponível. Eu queria ir para o litoral, mas realmente preciso aprender a planejar melhor, mesmo essas pequenas viagens. Decidimos ir para o Sonoma county e passar o reveillon em Healdsburg, uma cidadezinha muito lindinha que fica na região das vinícolas. Hotel lá já não havia, então reservamos um à seis minutos de distância numa outra cidadezinha chamada Windsor. Que surpresa que foi chegar no lugar e encontrar uma downtown super brejeirinha, com prédios replica estilizadas de uma cidade européia antiga. Ah, esses americanos!

Fim de Ano Fim de Ano Fim de Ano
Fim de Ano Fim de Ano Fim de Ano
Fim de Ano Fim de Ano Fim de Ano

Nosso jantar no último dia de 2012 foi no Café Lucia—cozinha nova portuguesa. Dentre os restaurantes que serviam jantar na noite do dia 31 e não tinham cardápio fixo com coisas que eu não gosto e nem como, nem preços astronômicos, essa foi a nossa opção. Também porque vimos bolinho de bacalhau e bacalhoada no cardápio. Que delicia de comida! Todas as gostosuras portuguesas que pedimos estavam sublime. Um caldo verde ultra delicado, bolinhos de bacalhau super leves e sequinhos, bacalhoada perfeita e espetada com batatas e piri-piri deliciosas. Eu bebi um vinho branco português que acompanhou tudo perfeitamente. De sobremesa pedimos a opção de gelados: sorbet de maçã & vinho verde, sorbet de manga, sorvete de porto vintage e sorvete de chocolate & piripiri. Tudo excelente, ficamos muito felizes e satisfeitos.

Passeamos um pouco pela cidade que estava linda e até bem agitada com todo tipo de festa, das chiquerésimas às modernetes, até as bem desanimadas com o povo enchendo a cara de cerveja e jogando bilhar. Demoramos um pouco para achar um lugar bom pra passar a meia-noite e acabamos num bar cavernoso, que tinha música dançante e clientela eclética de todas as idades e tribos. Não estava fervendo, mas estava divertido. Entramos em 2013 requebrando o esqueleto no bar do urso Ernie. Nos vinte minutos do primeiro tempo do novo ano vi mensagem no meu telefone. Era o serviço do sistema de alarme, que tinha disparado na nossa casa, em Woodland. Abre uma nova cena no palco com a gente saindo do bar correndo—liga pra cá, liga pra lá, a policia foi na casa, o Gabriel foi na casa, era mau funcionamento em um dos sensores. Feliz 2013, né?

Fim de Ano Fim de Ano Fim de Ano
Fim de Ano Fim de Ano Fim de Ano

No primeiro dia de janeiro ficamos em Healdsburg encaroçando nas lojinhas de antiguidades e depois rodando pelas estradas da região das vinícolas. Pena que nenhuma vinícola estava aberta no primeiro dia do ano. Muitos restaurantes também estavam fechados. Fizemos um almoço bem tardio na moderna Pizzando no centro da cidade. Comemos uma entrada de albacore que estava deliciosa, com uma farofinha crocante por cima. Depois um inusitado pappardelle com butternut squash, rúcula, sementes de abóbora [pepitas] e nibs de cacau. Faltou apenas um pouquinho de sal, mas estava interessante. Depois devoramos uma pizza com broccolini e mascarpone, que foi a nossa alternativa à falta da burrata, que era a nossa primeira opção [quem manda chegar tarde?]. Nem pedimos sobremesa, porque queríamos provar outra coisa em outro lugar. E acabamos mesmo num café, onde bebemos capuccino e chocolate asteca.

Fim de Ano Fim de Ano Fim de Ano
Fim de Ano Fim de Ano Fim de Ano

No segundo dia de janeiro comemoramos nosso trigésimo primeiro aniversário de casamento e aproveitamos para passear juntos por alguns lugares que gostamos aqui no norte da Califórnia. Primeiro passamos por Bodega e Bodega Bay, onde eu impreterivelmente tenho que ir visitar e tirar fotos dos cenários do filme The Birds do Hitchcock. Não tem muito o que fazer lá, além de olhar a lindíssima paisagem. Improvisamos um rápido picnic em cima de um dos penhascos com vista para o Pacífico e seguimos para Petaluma, onde almoçamos bem tarde [outra vez] no pequeno Wild Goat bistrot. Petaluma é uma fofura de cidade, mas muita coisa ainda estava fechada no pós festividades. Encaroçamos mais lojas de antiguidades, comemos tortas e bebemos chá no Petaluma Pie Company e seguimos para casa, um pouco melancólicos porque as férias de final de ano tinham finalmente chegado ao fim, mas felizes porque comemoramos o que tínhamos que comemorar e estávamos nos sentindo prontos para iniciar o novo ano.

Fim de Ano Fim de Ano Fim de Ano
Fim de Ano Fim de Ano Fim de Ano
Fim de Ano Fim de Ano Fim de Ano

9 comentários em “final, ponto. inicio, três pontos.”

  1. Comida portuguesa é sempre boa opção para jantar 😉 Um stress faz parte né? Felizmente correu tudo bem. Muitos parabéns pelo vosso aniversário e que continue assim por muitos mais anos, com comida e conversa boa 🙂
    R: matamos a vontade! obrigada, Ameixa! :-*

  2. Fer, feliz ano novo querida! Que esta entrada seja prenüncio de maravilhosas e inesperadas surpresas. Adorei a descrição e todas as fotos.
    R: obrigada, Valentina! pra voce tambem. :-*

  3. Fer,
    Que historia linda pa comecar o ano!
    Ja tinha visto as fotos,mas sem a descricao….falta muito!
    Obrigada pela “viagem” ! Foi deliciosa!
    Beijo
    R: fico feliz, Nat! um beijo :-*

  4. Fer, adoro ler sobre seus passeios! Voce sabe mesmo como aproveitar cada momento, sem crises e neuroses, de acordo com as circunstancias q aparecem, isso eh demais!
    Muito joia seu inicio de ano, adorei! Quero q quando meu Matheus crescer e ficar so eu e meu marido q nos aproveitemos nossos dias assim como voce e o Uriel o fazem hoje :o)
    Ana
    R: Ana, obrigada! voces irao aproveitar sim e terao os melhores anos das suas vidas! 🙂

  5. Oi Fernanda! Estava com saudades de ler teu blog. Tenho te acompanhado pelo twitter e senti muito pela perda do teu gatinho companheiro. Ando cozinhando pouco porque comecei um pós-doutorado. Lembro seguido de ti pois tenho lido muito material sobre pátios escolares aí de Davis. Queria te pedir uma ajuda, já que trabalha na universidade. Preciso acessar uma revista que chama Child, Youth and Environments, da Universidade de Colorado. Podes me dar uma mão por email? Até doação para ter acesso paguei, só que não me respondem com usuário e senha. Desculpe escrever por aqui, mas encontrei teu email pessoal… Super beijo, adoro teus relatos!
    R: obrigada, Camila. te mandei um e-mail. beijo.

  6. Que delícia de comemoração! Esse é o melhor tipo de viagem: com baixas expectativas! Quando tudo dá certo e a gente encontra muitas surpresas então… Fico feliz por você, te sigo aqui tanto tempo que me sinto íntima! beijos!
    R: obrigada, Lilian! e superbeijo :-*

  7. Geeente! mas que casal fofo!!!é muito bacana ler este tipo de relato. Vocês são muito afinados( é isso que se entende) muito bem!!Parabens e que sempre seja assim.bjos
    R: obrigaaada, Leo! um beijo :-*

Deixe a sua pitada: