Os cítricos combinam com receitas refrescantes e como eles abundam nos meses de frio, acabamos consumindo muito mais sobremesas como esta, embora o tempo implore por uma xícrona de chocolate quente. Eu acho isso ótimo. Entendo que é a natureza fazendo o papel de mãe protetora e nos obrigando a ingerir as vitaminas que precisamos para enfrentar esse climazinho miseraver. Delírios ou não, adorei fazer e comer essa gelatina toda recheada de frutas citricas.
1 laranja
1 grapefruit
1 tangelo
1 xícara de vinho branco [*usei um sauvignon blanc]
1 xícara de suco de laranja
2 envelopes [7 gr cada] de gelatina em pó sem sabor
Maple syrup ou outro adoçante da sua preferência
Descasque as frutas e remova o máximo da parte branca. Corte em pedacinhos e coloque no fundo de um refratário ou molde molhado. Numa panela coloque o suco de laranja e adoce a gosto [*usei o Maple Syrup]. Leve ao fogo até quase ferver. Enquanto isso coloque o vinho numa vasilha e salpique a gelatina por cima. Quando o suco estiver bem quente, misture com o vinho e gelatina. Mexa bem com um batedor de arame até a gelatina dissolver completamente. Despeje o liquido sobre as frutas no refratário ou molde. Cubra e leve à geladeira até firmar. Desenforme colocando o refratário sobre água quente por uns segundos. Corte em fatias, usando uma faca de serra molhada, com bastante delicadeza e cuidado.
Que sobremesa linda, Fer – além de ser deliciosa (adoro cítricos) dá um efeito visual maravilhoso, não?
Me apaixonei por essa gelatina, pena que não encontro essas frutas com facilidade aqui ( exceto a laranja)!
Bjs
Olá!
Eu tb ando com vontade mas receio, de tentar o agar-agar…
O tangelo é novo para mim, vou procurar, descobri há alguns anos o pomelo, que primeiro pensei ser uma toranja mutante. Gosto bastante, às vezes servo recheado de mousse de citrinos hmhm 🙂
bom Domingo.
bjs
Ana
Ô Fer … aproveitando a deixa … vejo que tu sempre usas agar-agar e eu resolvi testar há um tempo atrás e o resultado foi desastroso! Tem gosto forte, cheiro forte e consistência esquisita, meio arenosa … Será que eu fiz errado? Eu comprei num lugar muito conhecido aqui, que vende produtos naturais de boa procedência e me garantiram que aquilo era a única forma de agar que eles conheciam … Alguma idéia?
Um beijo, e obrigada por compartilhar tanta coisa bacana!
R: Cacau, eu compro um agar-agar japones, nao tem gosto nem cheiro de nada e a textura fica de gelatina mesmo. nunca tive uma experiencia como a sua e nao sei o que pode ser. boa sorte na proxima e beijo!