Peter Sellers é um advogado trintão na Los Angeles do final dos anos sessenta, levando uma vidinha bem sem graça e sendo levemente pressionado pela namorada para marcar a data do casamento. Até que conhece uma hippie que acaba passando uma noite na casa dele. No dia seguinte ele sai pra trabalhar e ela fica na casa e resolve fazer uma receita de brownies para deixar como agradecimento para o anfitrião. A receita é aquela famosa, da Alice B. Toklas, com um toque verde especial. De volta ao apartamento, o advogado e toda a família, incluindo a futura noiva e os pais, provam os brownies e já dá pra imaginar o que vai acontecer. Depois de comer os “groovy brownies”, a vidinha maçante e careta do advogado muda totalmente. Não vou contar toda a história, assistam porque um filme com o Peter Sellers sempre vale à pena e I Love You, Alice B. Toklas! de 1968 não é exceção.
Anos atrás, adquiri numa loja de antiguidades o The Alice B. Toklas Cook Book, o livro de receitas da companheira da escritora Gertrude Stein, a famosa Alice B.Toklas. Nele, foi acidentalmente publicada uma receita de um brownie de maconha, que evidentemente foi descoberta e virou um frisson durante a revolução do amor nos anos 60. A receita foi uma brincadeira de um dos amigos da Alice, que enviou a receita que acabou passando intacta pela revisão na época. O livro é uma delícia de leitura, relatando com detalhes gastronômicos [e com muitas receitas ilustrativas] os anos em que Gertrude e Alice viveram na França. E também tem lá, pra quem quiser testar com cautela, a intrigante e célebre receita do brownie.
Vou ver se encontro esse filme depois. rss
Sobre as receitas “verdes”, recentemente conheci uma pessoa que comprou um livro especial delas o.O’ Aparentemente pagou caro e quando precisou de dinheiro, passou para a frente, mas o curioso era a sofisticação das receitas como: manteiga de maconha, bolos variados e afins.
Havia algum docinho, aparentemente parecido com brigadeiro ou algo assim, onde a pessoa tinha que ferver seilá quantas vezes o leite com a maconha, usar a manteiga de maconha […]
Demais para o meu paladar. rs
nossa fer, desde que li o livro da alice fui atrás de coisas dela e vi algo sobre esse filme. tentei achar por aqui, mas ainda não encontrei.
vou tentar no e-bay hehe quem sabe?! =)
bjos e bons brownies por aí!
Haha, eu adoro muito este filme ! A cena da familia toda caretona viajando depois de comer os brownies é o máximo. Eu assiti na TV quando era criança e me lembro até hoje claramente de várias cenas! Naquela época não pesquei a referência do título ao livro. Fica pensando “mas afinal, quem é Alice B Toklas” ??? Hehe. bjos