Outro dia meu chefe, que agora também subscreve uma CSA, veio me contar que a mulher dele tinha feito uma torta com os ruibarbos, morangos e cerejas que vieram na cesta e que a tal foi um grande sucesso. Nem tive tempo de ficar com inveja, pois pude retrucar na lata que tinha ruibarbos orgânicos na geladeira e que também iria fazer uma torta. Só a parte do sucesso é que não pude mostrar firmeza, pois com tortas eu sempre estou jogando na roleta.
Corri no Farmers Market sábado de manhã para comprar os morangos orgânicos fresquinhos e me deparei com uma cascata de frutas maravilhosas. Além dos morangos, abundavam cerejas de diversas variedades, damascos, pêssegos, nectarinas, blueberries, framboesas, amoras e outras berries que nem sei o nome. Me contive e fui direto para a banca da família da fazenda Good Hummus onde eu sempre compro ingredientes interessantes, além de achar o trabalho deles o máximo. Os morangos dessa fazenda estavam perfeitos para virarem recheio de torta—bem maduros e não muito grandes. Comprei duas cestinhas, entre outras muitas coisitas e fui pra casa.
Para decidir a receita fui direto nos livros do Chez Pannisse e Alice Waters e neles encontrei o que eu queria. Para a massa escolhi fazer um pâte sucrée, já que a mistura do ruibarbo com morango não é extremamente doce. Ela saiu do The Art of Simple Food. E o recheio, facílimo, saiu do Chez Panisse Desserts.
pâte sucrée
Bater bem até ficar cremoso:
8 colheres de sopa [113 gr ou 1 tablete] de manteiga
1/3 xícara de açúcar
Adicione e misture bem:
1/4 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de extrato puro de baunilha
1 gema de ovo caipira
Adicione:
1 1/4 de farinha de trigo
Misture bem, mexendo e dobrando até a massa não ter mais nenhum ponto seco Embrulhe em plástico e gele por 4 horas [eu gelei menos tempo]. Divida a massa em duas partes, estique com o rolo e cubra uma forma de torta com uma parte, coloque o recheio e cubra com a outra parte. Essa massa fica finíssima e derrete na boca depois de assada.
torta de ruibarbo e morango
Massa para forrar e cobrir uma forma de 9-inch /22 cm.
500 gr de ruibarbo – mais ou menos 4 xícaras
2 xícaras de morangos orgânicos [*morango tem que ser orgânico, né?]
2 1/2 colheres de sopa de farinha de trigo
2/3 de xícara de açúcar [*usei o rapadura]
Lave e corte os ruibarbos puxando a fibra exterior o máximo que puder. É só começar a cortar que você vai ver os fios das fibras e daí é só puxar. Corte tudo em cubos. Lave os morangos, tire os cabinhos e corte ao meio. Misture a farinha de trigo e o açúcar e revire bem. Coloque essa mistura na forma forrada com a massa, cubra com a outra parte da massa, pressione a borda com os dedos pro suco das frutas nãoi escapar. Leve ao forno pré-aquecido em 400ºF/ 205ºC por mais ou menos 1 hora ou até a massa ficar dourada. Retire do forno, espere esfriar. Sirva morna ou fria, com sorvete de creme, ou chantily ou sozinha.
Na segunda-feira fui toda pimpona falar pro meu chefe que tinha feito a torta de ruibarbo com morango e que a minha também foi um sucesso de público e, principalmente, de crítica. Olé!
Fer,
Fiz essa receita, só q só usando morangos no recheio. Ficou divina. Tão cheirosa q não conseguimos esperar esfriar. E sobrou só um pedacinho q disputamos a tapa no café da manhã. Coisa de louco q será repetido no almoço de domingo só q com recheio de geléia de mirabelles.
beijo
ai, confesso! nunca comi ruibarbo, qual será o sabor? meio doce meu azedinho?
R: é azedinho, véia. muito bom! 🙂
Não sei o que são ruibarbos 🙁
Fe, acho que já comentei com você. Aqui os orgânicos são super caros. Coisa para poucos…
beijos
Fer,
Deve ter ficado muito boa mesmo! Que pena que o Ruibarbo por aqui não é fácil de encontrar… o outro dia vi a vender mas custava como uns 14 Dolares uma caixinha… imagina.. e não era Bio nem nada… por isso não sei se quer se estaria no ponto de maturação 🙁
Beijinhos,
Carlota
R: Carlota, e por aqui cresce como mato… beijo, Fer 🙂
He he, 1-1 para a mulher do chefe e para ti 🙂
Quem mandou se meter com quem não deve? Esse senhor não deve saber com quem está a falar, né? 😉
Nunca comi ruibardo, aqui não temos!
Uma torta de sucesso, sem dúvida !
Beijinhos*
Fer, Chez Panisse, Alice Waters, Good Hummus, Beets, Kale e ruibardo.
Es-pe-tá-cu-lo!!
Fer,
Com certeza sua torta não ficou nada a dever à da esposa do chefe!! Amo tortas de frutas com este tipo de massa. Neste caso não posso reproduzir a receita, pois nunca vi ruibarbo por aqui (Curitiba). Mas a temporada de morangos se aproxima, e já copiei a receita para fazer nem que seja apenas com morangos ..
R: Marlene, tenho certeza que essa torta so com morango tambem deve ficar otima! 🙂 bjo, Fer
Fer,esta mistura de ruibarbo e morango também fica deliciosa na chimia,aprendi na Alemanha e fazia vez ou outra.
Chegaste a receber um mail onde te conto que recebi o livrinho de receitas que mandaste?Adorei!!Obrigada,beijos!!!