Há duas semanas que uma raiz totalmente funky começou a chegar na cesta orgânica. Eu já conhecia de fotos, receitas e de ouvir falar, mas nunca tinha tido nenhuma experiência culinária com ela. A celery root, também conhecida como celeriac, é a raiz do salsão. Tem uma aparência muito áspera, mas por dentro ela é macia como a seda. E tem um sabor extremamente delicado, como um salsão bem leve e cremoso. Usei uma delas para fazer uma receita de rémoulade que tirei do livro da Alice Waters—Chez Panisse Vegetables.
1 raiz de salsão de tamanho médio
Sal e pimenta moída a gosto
Suco de 1 limão
3 colheres de sopa de mostarda Dijon
1/2 xícara de maionese
2 colheres de sopa de creme de leite fresco
Salsinha picada para enfeitar
Descasque a raiz de salsão e corte em tiras bem finas [use o mandoline ou o processador com a lâmina de fatiar]. Numa vasilha pequena dissolva o sal no suco de limão, moa um pouco de pimenta e junte a maionese, a mostarda e o creme de leite. Bata bem com um batedor de arame. Junte esse creme a raiz já cortada e misture bem. Acerte o sal se precisar e deixe descansar por no mínimo 15 minutos antes de servir. Decore com a salsinha picada e sirva.
Eu nunca provei. Mas pela descrição o “celeriac” parece mais interessante e saboroso que o salsão.
Bjs 🙂
Aqui compro o salsão/aipo mas sem a raiz. Nunca tinha visto. Quem olha para esse prato até parecem pedacinhos de queijo 🙂
…assim na foto, recorda palmito desfiadinho…!
Mas pode ser que eu me esteja deixando levar pelas minhas “sindromes de abstinencia”, que a falta que eu sinto dele e de outras comidinhas boas, me provocam…
Mas vou ver se arranjo esta raiz para poder experimentar.
Valeu!
Fer,
Eu faço um puré delicioso com essa raiz se quiser eu depois passo-lhe a receita.
Um Beijo,
Carlota
R: eu quero sim, Carlota! beijao! Fer